Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/04/2019

  Índios no Rio Grande: uma história de lutas, dificuldades e resistência é a temática da edição especial do projeto Mês a Mês na História, em cartaz no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul desde 9 de abril até 31 de maio.

A exposição apresenta registros de concessões de terras e outros materiais que revelam a falta de compreensão e a eliminação da cultura indígena. A mostra, elaborada pela equipe do Arquivo Histórico do RS, integra a programação do evento Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais. A entrada é franca.

Serão expostos documentos e imagens desde o século 18 – primórdios da ocupação do Rio Grande – até tempos atuais. Entre as quais, concessões de sesmarias nos territórios indígenas (1768), incursões de extermínio na fronteira platina (1833) e as catequeses nos aldeamentos, registrando medo e insegurança (1848).

Para completar o quadro histórico, imagens como a igreja nas Missões, reproduções litográficas de Debret e fotografias dos indígenas em tempos atuais. Os documentos preservados, em sua maioria, são os que registram a organização da sociedade pela óptica do dominador.

A pesquisa e os textos foram elaborados por parte da equipe do Arquivo Histórico do RS: a historiógrafa Rejane Penna Martins, a arquivista Vivian Eiko Fujisawa e os acadêmicos de História Carlos Eduardo Pereira e Alain Ricardo Pereira.

Sobre o Mês a Mês na História

Projeto do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul que valoriza e incentiva a leitura de fontes primárias. Com a exposição de documentos originais do acervo, relacionados a contextos e assuntos de interesse da comunidade, é revelado um conhecimento inestimável sobre a história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Mês a Mês na História – edição especial
Tema: Índios no Rio Grande: uma história de lutas, dificuldades e resistência
Quando: de 9 de abril a 31 de maio
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul , Rua Sete de Setembro, 1.020 – 1º andar, Centro Histórico, Porto Alegre

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine