Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/03/2019

Educação  se faz com professores. Na Assembleia, tenho reafirmado que o Rio Grande que queremos começa na sala de aula. Diante disso, é impensável imaginar que teremos Educação de qualidade diante da falta de professores na rede estadual, passados mais de 30 dias do início do ano letivo.

Nos últimos dias, recebi dezenas de mensagens de diretores, pais e alunos desesperados com a situação. Apenas nos Vales dos Sinos e Caí, com cerca de 5 mil educadores em 165 colégios e aproximadamente 71 mil estudantes, várias escolas estão dispensando turmas por falta de professores. Na Escola Estadual 10 de Setembro, de Dois Irmãos, por exemplo, alunos seguem sem as disciplinas de Biologia, Matemática, Língua Inglesa, Química, Geografia, História, Ensino Religioso e Língua Portuguesa, realidade que se espalha por dezenas de escolas em toda região.
O prejuízo para a vida de milhares de estudantes já é enorme, principalmente para aqueles estudantes do terceiro ano do ensino médio, que se preparam para o ENEM e prestar vestibular, assim como alunos das escolas técnicas.

Mas a falta de professores é apenas um dos problemas enfrentados pela comunidade escolar em 2019. Mudanças promovidas pela Secretaria de Educação, como limitação dos sábados letivos e dos contratos emergenciais apenas no período letivo, também ameaçam a qualidade e o cumprimento do calendário escolar.

A falta de funcionários para atender setores básicos das escolas, como setor pedagógico, merendeiras, limpeza e secretaria, igualmente, são dificuldades que precisam ser enfrentadas pelo governo urgentemente. Afinal, a Educação não pode ser vista pela ótica fria da contabilidade, pois pessoas não são números e todo aluno que for impactado por um professor fará a diferença na sociedade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine