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19/03/2019


A  Educação Infantil no âmbito das escolas de gestão compartilhada: ambientes seguros e saudáveis, é o tema desta reflexão que se faz a partir da provocação do departamento de educação do IAFRA – Instituto África-América, que tem como um dos eixos de atuação, a gestão compartilhada de Escolas de Educação Infantil. Para tal, objetiva explicitar sua visão sobre a atenção aos aspectos de segurança em relação aos espaços geridos pela instituição.
A Educação Infantil - faixa etária de zero a cinco anos - parte integrante da Educação Básica, situa-se na mesma esteira que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade.

A Educação Infantil, neste processo histórico, também está referendada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a primeira etapa da Educação Básica. Ao ser considerada a primeira etapa, dá-se início e fundamento ao processo educacional, sendo na maioria das vezes a primeira separação das crianças de seus vínculos familiares para fazerem parte de uma instituição socializadora estruturada (BNCC, 2017).

A BNCC esclarece que nas últimas décadas vem se consolidando a concepção que vincula educar e cuidar de forma entrelaçada. O IAFRA compreende que os gestores de escolas de Educação Infantil devem estar cada vez mais atentos, não apenas aos aspectos curriculares e estruturais do processo de educação, mas às relações interpessoais que envolvem a comunidade escolar. Portanto são as pessoas que fazem o dia a dia do ambiente escolar.

Este arranjo educar/cuidar que compete ser delineado nas propostas pedagógicas das escolas de Educação Infantil perpassa pelo cuidado com a segurança oferecida em todos os espaços. Cada vez mais as crianças permanecem por mais tempo na escola e por outro lado as famílias esperam que no trabalho pedagógico desenvolvido esteja a segurança do espaço que seu filho ou filha ocupa, para que se sintam tranquilos ao confiá-los aos cuidados da escola.

Cabe às instituições (escola, mantenedora e gestora) propiciar as crianças e as famílias espaços que contemplem segurança, ou seja, é necessário criar ambientes saudáveis com atividades pedagógicas e lúdicas planejadas para cada faixa etária com imóvel, mobiliário, iluminação, brinquedos, pracinhas adequadas.

Com relação ao imóvel, ou seja, o prédio que abriga a escola, deve oferecer salas e acessos externos e internos com dispositivos de segurança que impossibilitem por exemplo que alguma criança possa sair do espaço escolar sem um adulto responsável.O desafio está em estimular o desenvolvimento integral das crianças com segurança, transmitindo este sentimento para as famílias, pois correr e brincar faz parte do desenvolvimento. Portanto o ambiente que as crianças passam boa parte do dia deve estar adequado e adaptado para que se divirtam sem problemas.

 
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