Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
19/03/2019

O  dia foi de qualificação e troca de conhecimento para os servidores dos setores de inteligência e análise criminal da Brigada Militar e da Polícia Civil, profissionais do Observatório Estadual da Segurança Pública e outros agentes e parceiros que atuam no Programa de Oportunidades e Direitos. Nesta segunda-feira (18), eles participaram da Conferência Internacional de Análise Criminal com Spencer Chainey, um dos maiores analistas criminais e pesquisadores da área na Europa. Ele trouxe informações sobre as tecnologias e estratégias que são usadas em outros países e também conheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área no Rio Grande do Sul.

Professor do Instituto de Segurança e Ciências Criminais da University College London (UCL), da Inglaterra, Spencer Chainey elogiou a quantidade e qualidade das ferramentas nas quais o Estado investiu e dispõe, como a estrutura de inteligência artificial e análise de dados que está sendo montada. Ele ressaltou que as polícias gaúchas estão em processo de evolução e que agora é preciso definir estratégias e pensar como operar tudo isso plenamente.

“Pelo que observei, quando você usa a inteligência e define uma estratégia previamente desenvolvida, se registra uma redução da criminalidade. Por isso é importante a análise criminal de alto padrão. Porque você pode ter ferramentas de ponta, mas só vai ter o máximo delas se usar de forma adequada e eficiente”, destacou Chainey. Ele delimitou três etapas: definir a prioridade por meio de análise; entender a realidade sobre o que é possível fazer e como medir o resultado; e, por fim, como fazer a partir dos recursos disponíveis, como treinamento, por exemplo.

Para o coordenador do Componente 2 – Segurança Cidadã e Efetividade Policial do POD, Roberto Donato, o conhecimento que o analista criminal trouxe deve agilizar e qualificar os processos. “Com a experiência do Spencer, percebemos que já avançamos muito. Então foi muito importante entender isso, para valorizarmos o que temos aqui em termos de tecnologia e expertise acumulada. Agora vamos usar e nos inspirar no que está sendo feito nos outros países com essas ferramentas para, na prática, tirar o melhor proveito delas. Vamos detalhar e criar estratégias para o melhor aproveitamento dos nossos recursos”, ressaltou.

Chainey compartilhou seus estudos, pesquisas e experiências sobre a utilização de análise criminal de alto padrão para apoiar estratégias proativas de policiamento (hotspots, policiamento orientado para a solução de problemas, policiamento inteligente, entre outros). A conferência aconteceu no auditório da Secretaria da Segurança Pública e foi promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o POD. Especialista em Segurança Cidadã do BID, Rodrigo Serrano-Berthet foi quem fez o convite a Chainey e também participou do evento.

Texto: Melina Fernandes/POD
Edição: André Malinoski/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine