Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/03/2019

A  fim de incentivar a troca de experiência e de conhecimento entre o RS e o Reino Unido, o governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta segunda-feira (18), o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan. Há dois anos na Embaixada em Brasília, Rangarajan se mostrou interessado em estabelecer parcerias que ampliem a troca de informações, principalmente nos setores de energia renovável e de tecnologia.

O governador disse que há muito interesse, por parte do RS, de desenvolver as relações com o Reino Unido. Leite apresentou um breve panorama dos principais desafios a serem enfrentados pela gestão, como o ajuste fiscal, e ressaltou a agenda de desenvolvimento já estabelecida, que envolve privatizações, concessões e parcerias com a iniciativa privada.

O embaixador relatou experiências semelhantes vivenciadas pelo Reino Unido e elogiou a preocupação do RS com o setor de energia renovável, destacando que o cumprimento das metas definidas pelo Acordo de Paris é imprescindível para o desenvolvimento global. “Queremos colocar o RS na vanguarda da energia renovável”, garantiu o governador.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, lembrou que o RS tem um vínculo antigo com o Reino Unido na área da pesquisa, além de parcerias com empresas. O embaixador Rangarajan destacou, também, um interesse específico no setor tecnológico. “O Rio Grande do Sul possui um bom expertise em fintech (tecnologia financeira), e temos interesse em adquirir esse conhecimento”, disse o embaixador.

O governador destacou que o RS está à disposição para parcerias e diálogos com o governo britânico. Também lembrou que a secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, está em Brasília e pode ser procurada em casos que envolvam trocas entre os dois países.

Em dezembro de 2013, o RS recebeu a visita do então embaixador Alexander Ellis, cujo objetivo era ampliar as parcerias entre o Reino Unido e o RS nas áreas de petróleo e gás, e também promover o intercâmbio acadêmico e a pesquisa científica.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine