Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/03/2019


O  presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, entregou ao governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira (8), o convite para a 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre de 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na Capital Federal.

O chefe do Executivo gaúcho confirmou presença no dia 10, quando está previsto acontecer o Fórum de Governadores. “As pautas do Estado e dos municípios são comuns em muitos aspectos. Reformas, Lei Kandir, redistribuição dos recursos dos royalties e do Imposto Sobre Serviços (ISS), o acesso às informações do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e, claro, o pacto federativo estão entre elas. Se nos unirmos nessas lutas, com certeza teremos mais chance de vencê-las”, afirmou Leite.

A 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será marcada pelo encontro de municipalistas de todo o país com os mandatários do governo federal e do Congresso Nacional eleitos para o período 2019/2022. Em função disso, explicou Aroldi, o evento foi agendado para coincidir com os 100 dias de vigência dessa nova gestão.

“A ideia é apresentar a eles as nossas pautas e anunciar os rumos da administração de forma que possamos conectar as políticas públicas municipais com as novas diretrizes federais”, acrescentou o dirigente, que é ex-prefeito do município de Saldanha Marinho.

Leite aproveitou para lembrar que criou a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios para apoiar tecnicamente todas as prefeituras, além da elaboração de projetos, auxílio na prestação de contas, no mapeamento do orçamento da União e em programas para o aperfeiçoamento da gestão dos municípios.

O evento

Mais de 8 mil gestores devem participar da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em quatro dias de evento, prefeitos, secretários e vereadores apresentam as demandas da administração municipal aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais, trocam experiências, atualizam-se e capacitam-se nas diversas áreas – saúde, educação, finanças, assistência social, entre outras.

Veja a programação completa aqui.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: André Malinoski/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine