Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/03/2019


A  Expodireto Cotrijal começa na segunda-feira (11) e os preparativos estão intensos no Pavilhão da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O espaço estará diferente este ano, com 182 bancas e 186 empreendimentos de 116 municípios do estado. Haverá um novo layout, mais adequado à atividade agrícola. No pavilhão serão disponibilizados produtos coloniais de agroindústrias legalizadas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). O visitante poderá adquirir embutidos, queijos, sucos, doces, vinhos, cachaças, laticínios, erva-mate, artesanato, plantas e flores.

“O pavilhão da Agricultura Familiar é uma referência em todas as feiras. E para este ano, com novo layout, bem parecido com o que foi desenvolvido para a Expointer, os visitantes vão se sentir mais próximos dos produtores”, afirma o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, José Alexandre Rodrigues.

A expectativa é também de crescimento nas vendas. Em 2018, elas superaram a marca de R$ 1,089 milhão, o que representou aumento de 4% em relação à edição de 2017, que foi de R$ 1,045 milhão.

O pavilhão é uma parceria da secretaria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-Sul) e com a Emater.

Para participar das feiras apoiadas pela Seapdr, as agroindústrias devem estar inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Após a inclusão, o empreendimento está habilitado para solicitar a autorização de uso do selo Sabor Gaúcho em seus produtos. O selo é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar. Além do apoio às agroindústrias, o Peaf dá aos consumidores a segurança de adquirir um produto rigorosamente em conformidade com as leis sanitárias e ambientais.

Participação em diferentes Fóruns Estaduais

Além do Pavilhão da Agricultura Familiar, a Secretaria da Agricultura também vai estar presente no 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, no Fórum do Trigo e no Fórum Florestal, que neste ano vai debater os papéis do produtor, da indústria, da pesquisa e da extensão rural na cadeia da erva-mate. Todos os eventos acontecem no auditório central da feira.

A Expodireto vai funcionar de 11 a 15 de março, das 8h às 18h, em Não-Me-Toque, no Planalto Médio do Rio Grande do Sul.

Texto: Maria Alice Lussani/Seapdr
Edição: André Malinoski/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine