Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/02/2019



A   abertura de ano letivo em Cerro Grande do Sul foi realizada através do Seminário de Educação com a temática “Os desafios e práticas da Educação na perspectiva da BNCC”. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro trouxe atividades de reflexão acerca dos desafios a serem percorridos com a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Através de dinâmicas, palestras/show e treinamentos, funcionários das redes municipal e estadual de ensino puderam estar refletindo e aprendendo com os profissionais que realizaram as atividades propostas. Tendo em vista que esta é uma política pública de âmbito nacional e todas as instituições deverão se adaptar e rever os currículos para realizar as mudanças necessárias no conteúdo pedagógico se faz necessário o empoderamento de todos os profissionais, pois esta construção deve considerar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada município e principalmente ser participativa.
E pensando nesta tarefa tão importante é que a Secretaria promoveu atividades que motivassem o trabalho dos profissionais da educação os preparando para início de uma jornada de trabalho com amor, sensibilidade e orgulho da profissão que escolheram.
Para início das atividades, no dia 19 à noite, esteve presente o professor, palestrante, escritor, cantor e compositor Giovanni Mattiello que encantou a todos com sua fala sobre “Valores Humanos”. Giovanni nos fez refletir sobre nossas vidas com suas colocações a respeito do que faz sentido: lutarmos por objetivos respeitando a si e aos demais, valorizar a família e amigos; resgate do senso de solidariedade e convívio harmonioso; compreensão de que nem todos somos iguais e o que nos distingue é nossa singularidade e que esta nos completa. E isto tudo regado a lindas canções cujas letras trouxeram mensagens que complementaram suas colocações.
No dia 20 pela manhã os profissionais puderam desfrutar do treinamento denominado “Inteligência Emocional: ou você tem ou não tem nada” com Vanicir Stefanoski, escritor especialista em inteligência emocional e neuro marketing, hipnotista, mentalista e coach. Com o objetivo de desenvolver os participantes para a percepção e engajamento em relação aos desafios, superação, motivação, auto estima, reconhecimento da profissão e alinhamento com os objetivos pessoais trouxe como conteúdo a inteligência emocional, a motivação e sua influência nos resultados, tendências comportamentais e desafios na escola bem como a comunicação e o porquê de esta ser fator decisivo entre o sucesso e o fracasso na escola.
À tarde foram organizadas oficinas pedagógicas cada uma em um seguimento distinto com o foco no trabalho desenvolvido junto aos alunos na perspectiva da BNCC. As oficinas ofertadas foram em parceria com a Universidade La Salle abordando as seguintes temáticas: Educação Infantil na prática da BNCC; Tecnologia e mídias sociais e a BNCC; Igualdade, Diversidade e Equidade na BNCC; Pedagogia de projetos: habilidades e competências com enfoque nos campos de experiência; A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa na perspectiva da BNCC. Nesta tarde também tivemos a oficina de “Comunicação: o desafio de influenciar na era da informação” com Vanicir Stefanoski direcionada para gestores de escolas.
No dia 21 pela manhã tivemos a palestra com enfermeiro Jonatas André Soares Claro e enfermeira Leandra Alencastro da Silva com o Tema “Como atuar em Primeiros Socorros” e apresentação do Projeto Saúde na Escola. Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura fora realizado treinamento de cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidente ou de mal súbito, a fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições até a chegada ou encaminhamento de assistência qualificada. Apresentaram-se também os princípios e ações do Projeto Saúde na Escola, aderido pela Secretaria de Saúde onde estão previstas ações em parceria que serão realizadas junto às comunidades escolares de práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos. Tem como estratégia a articulação entre as equipes de saúde e as escolas do nosso município. Prevê um cronograma de atividades mensais que serão realizadas nas escolas sendo estas: Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção de práticas corporais, atividade física e lazer na escola; promoção de ações psicológicas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e acidentes; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.
E assim, com a preocupação em levar formação continuada aos professores e demais profissionais da educação é que a SMEC continua com ações de desenvolvimento e estabelecendo parcerias para mais um ano letivo de sucesso com o objetivo de cumprir as metas do Plano Municipal de Educação assegurando os direitos de aprendizagem de todos os alunos através de uma educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine