Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
05/03/2019


Segue  a colheita dos grãos de verão, com o milho alcançando quase metade (47%) da área cultivada, a soja tem 4%, o feijão 1ª safra, 78% da área já colhida e o arroz, 10%. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater-RS/Ascar, o avanço significativo desta fase das culturas ocorreu devido ao clima quente e seco.

A safra de milho está mais adiantada na parte Noroeste da metade Norte gaúcha, apresentando boa qualidade do produto, com baixa porcentagem de grãos quebrados e trincados. Nas regiões Serrana, Metropolitana e Sul, a colheita se inicia. Em todo o estado, o desenvolvimento do milho é considerado ótimo, com a produtividade registrando elevado rendimento, variável entre regiões. A produtividade ultrapassa 220 sacas por hectare no Alto da Serra do Botucaraí, por exemplo. No geral, 16% da área de milho está madura, 25% em enchimento de grãos, 6% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Soja

Majoritariamente em enchimento de grãos (71%), a cultura da soja evolui para a maturação, com várias lavouras apresentando coloração amarelada das folhas e vagens com grãos formados. Nas regiões da Serra e Campos de Cima da Serra, há excelente carga de vagens, indicando perspectiva de ótimo rendimento. As demais fases são 4% das lavouras já colhidas, 11% estão maduros, 12% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.

Em geral, a cultura da soja segue com bom desenvolvimento e potencial produtivo. As áreas colhidas nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí apresentam variação de produtividade entre 50 e 70 sacas por hectare, de acordo com nível de fertilidade do solo. Na Fronteira Oeste e Campanha, a limitação até o momento para potencial produtivo diz respeito ao porte baixo e a falhas no estande (densidade de plantio) de algumas lavouras.

Feijão 1ª safra

Em áreas com feijão 1ª safra, a produtividade final da cultura está próxima de 30 sacas por hectare, considerada muito boa. Em lavouras mais tecnificadas, as produtividades ultrapassaram 40 sacas por hectare.

Em boa parte das zonas de produção o rendimento tem variado entre 1,2 e 1,5 tonelada por hectare. As demais fases da cultura são 2% em floração, 15% em enchimento de grãos e 5% maduras e por colher.

Feijão 2ª safra

O cultivo da safrinha avança no estado, com as lavouras registrando bom crescimento e desenvolvimento vegetativo devido à boa umidade do solo proporcionada por chuvas regulares, associadas à intensa radiação solar, a temperaturas elevadas, além da boa adubação. Essas condições proporcionam ótimo potencial produtivo.

Nas primeiras lavouras semeadas, são realizados os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura e controle de plantas invasoras. A recuperação da umidade do solo mantém a expectativa de boa colheita.

Para a safrinha ou segunda safra de feijão, a Emater-RS/Ascar aponta área de 19.520 hectares e produtividade média de 1.469 quilos por hectare, perfazendo previsão de produção de 28.673 toneladas.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine