Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/02/2019

A  Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) abre a Temporada Artística 2019 com uma grande apresentação na capital. A abertura da agenda de concertos está agendada para sábado (16), às 17h, na Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – avenida Borges de Medeiros, 1.501).
O concerto marca também o lançamento oficial da programação do ano e o início da Série Pablo Komlós. A regência é do diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e os solos são do premiado instrumentista Yang Liu, que figura como o mais destacado violinista chinês de sua geração.

O repertório do concerto apresenta uma seleção diversificada de compositores: peças de Edino Krieger (1928-), Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) e Ígor Stravinsky (1882-1971) compõem o programa.

“A abertura da temporada, com a Ospa pelo segundo ano em sua casa própria, trará obras extremamente importantes da tradição da música de concerto e um solista brilhante. Yang Liu é um dos grandes nomes do violino e é impactante presenciar a qualidade de execução dele”, afirma o maestro Matté.

Na ocasião, também haverá uma apresentação da programação do ano, com um apanhado de todos os concertos, obras e convidados. “Será uma Temporada Artística em que teremos renomados maestros e solistas, repertórios diversos para atender todos os períodos artísticos e, também, a finalização da Sala de Concertos da Casa da Ospa, que se coloca como uma prioridade neste momento”, destaca Matté.

A apresentação começa com a “Abertura Brasileira” de Edino Krieger. Repleta de elementos da música nordestina, a obra foi composta em 1955, em Londres, e presta uma homenagem a Luiz Gonzaga. Na sequência, Yang Liu, vencedor do 12º Concurso Internacional Tchaikovsky, sediado em Moscou, subirá ao palco para interpretar o “Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35" do mesmo compositor.

A peça, escrita em apenas um mês, é considerada até hoje um dos concertos mais difíceis compostos para o instrumento. “É uma obra extremamente bonita, com belos temas e passagens bastante virtuosísticas. Um dos Standards do repertório para violino, a peça demanda um trabalho desafiador para o solista e para a orquestra”, comenta Matté.

Por fim, a Ospa revisita a “O Pássaro de Fogo”, obra que tornou o compositor Stravinsky instantaneamente consagrado no início do Século 20. Escrito originalmente como um balé, estreou em 1910 na Ópera de Paris com um elenco de destacados bailarinos da época.

Devido ao sucesso, foi posteriormente transformado em suíte orquestral. A peça é fortemente influenciada pelas obras de Rimsky-Korsakov e apresenta elementos imaginativos, ritmos complexos e efeitos musicais surpreendentes. “Stravinsky é um compositor que muito influenciou o que veio após dele. De difícil execução, esta obra exige da orquestra um controle rítmico absoluto. Além da importância da obra e do compositor, esta peça está no programa pelo desafio que a sua interpretação representa para a sinfônica”, conclui Evandro Matté.

Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 80 com 50% de desconto para seniores, estudantes e titulares do cartão Clube do Assinante ZH e 20% para titulares do cartão Zafarri Bourbon, da Panvel e clientes do Banrisul. A venda antecipada já está aberta e é feita através do site da Uhuu.
No dia evento, a bilheteria da Casa da Ospa estará funcionando das 14h às 17h, conforme a disponibilidade. Mais informações no site da Ospa ou pelo telefone (51) 3222-7387.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine