Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
16/11/2018




Foi  aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira (14), no Salão Júlio de Castilhos, a programação da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho. A Semana da Consciência Negra da ALRS foi instituída pela Resolução 3.045, de 1º de outubro de 2009, e chega a sua IX edição em 2018.
O superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Inocêncio Teles Moreira Filho, em nome do presidente da Casa, deputado Marlon Santos, saudou e agradeceu a presença de autoridades, representações das bancadas partidárias, integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Consciência e representações de entidades.
Inocêncio destacou que; “a Semana da Consciência Negra da ALRS tem o propósito de abrir espaços da ALRS às demandas de combate ao racismo, bem como de dar visibilidade à cultura afro-brasileira, uma das vertentes constitutivas da sociedade gaúcha”, organizada por uma Comissão composta por representantes do Movimento Negro no RS e pelas representações partidárias da Casa.
O coordenador da Comissão Organizadora da SCN, André Silva da Silva, saudou e agradeceu a presença de todos, salientando que o objeto de reflexão da SCN é garantir a pluralidade do debate sobre as questões que envolvem o negro na sociedade brasileira, “para que se tenha realmente uma sociedade mais democrática, harmônica e fraterna, que garanta a igualdade de oportunidades”.
Presenças
Também participaram da solenidade desta tarde a coodenadora do Centro Operacional dos Direitos Humanos da Saúde e Inclusão Social, Ângela Salton Rotuno, representando o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fabiano Dalazen, a Diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, a representante do Conselho Estadual de Cultura, Maria Marques, a presidente do Instituto Casa de Arte, Isabel Ribeiro, o artista plástico, Guaracy Feijó, o representante da Liga das Escolas de Samba de Itaqui, Márcio Mota, presidente da Comissão Especial de Políticas de Igualdade Racial do GHC, Celso Procópio e a coordenadora do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural, Greici Oliveira, entre outros.

Programação da IX Semana da Consciência negra da ALRS
14 de novembro (quarta-feira)
Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional- Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares
Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da SCN: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine