Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/11/2018



Chegado  ao fim o período eleitoral, é hora de olharmos para frente. Sabemos que ganhar ou perder uma eleição faz parte do processo democrático. A partir de agora, as disputas devem ficar para trás; e a união, prevalecer. Com esse objetivo, a Famurs abre suas portas e coloca-se à disposição dos novos governantes e parlamentares. Queremos trabalhar na construção de uma agenda conjunta que fortaleça o Estado e a União, mas também proporcione avanços aos municípios.

É no município que tudo acontece, onde as pessoas vivem, criam suas famílias, geram riquezas e desenvolvem iniciativas que elevam o conceito de comunidade. No entanto, a defasagem dos recursos destinados pela União às prefeituras é um passivo histórico que devemos, juntos, combater. Lutamos pela revisão do atual modelo do Pacto Federativo, que concentra poderes em Brasília e transfere compromissos aos gestores locais. Nós, prefeitos, aspiramos pelo equilíbrio fiscal, pela justiça tributária e por uma maior eficiência dos serviços públicos.

Também temos o compromisso de melhorar a nossa realidade a nível de Estado. Os cofres municipais estão exauridos pelo atraso nos repasses da saúde, cuja dívida gira em torno de R$ 500 milhões. São recursos que deveriam ser aplicados nas UPAs, nas ambulâncias do Samu e na Farmácia Básica: serviços que seguem funcionando graças ao esforço de prefeitos, que retiram investimentos de outras áreas para tapar o furo da saúde.

As deficiências de recursos humanos e tecnológicos na área da segurança pública, a falta de ligação asfáltica nos 60 municípios gaúchos que ainda carecem desta infraestrutura e a necessidade de ampliação do orçamento do transporte escolar também são temas que precisam ser debatidos e terão a nossa atenção permanente.

Compreendemos a situação de dificuldade da União e do Estado, mas o momento exige de todos nós o mais profundo espírito de cooperação. Não podemos ficar parados. Vamos construir as soluções pelas quais a sociedade clama. O Brasil e o Rio Grande precisam seguir adiante.





Antonio Cettolin

Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Garibaldi

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine