Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/09/2018




Foi  oficialmente aberta na tarde desta segunda-feira, 17 de setembro, a Semana do Trânsito de Sapiranga, que segue com atividades até o final do mês. A cerimônia, que lotou o Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, contou com a presença da prefeita Corinha Molling; secretários municipais Carlos Maurício Regla (Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade); Claudia Kischler (Educação, Cultura e Desporto) e Simone Melo (Fazenda); diretor de ensino do CFC Valderez, José Dantas e Major Pedro Beron da Cunha, representando o 32.º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga. Nesta semana, os alunos puderam assistir a uma peça educativa da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e participar de uma blitz educativa.

Na abertura Corinha frisou o quanto esta é uma semana importante. “Vocês são o futuro do trânsito, os motoristas de amanhã, e as coisas que estão aprendendo hoje ficarão na memória de vocês. É fundamental o trabalho da Brigada Militar, da Guarda de Trânsito e de toda essa orientação que estamos tendo para que possamos, educadamente, nos entender no trânsito”.

Já o secretário Regla destacou que o trabalho da secretaria não está somente nas melhorias da cidade, mas também na educação. “Estamos reunidos hoje aqui para que possamos nos conscientizar da importância da educação no trânsito. E é isto que pregamos dentro da nossa secretaria. Temos o compromisso defazer melhorias na cidade como asfaltos, semáforos e sinalizações, mas também na questão da educação”, comentou.

O diretor de ensino do CFC Valderez, José Dantas, lembrou que em 2017 foram muitas mortes no trânsito. “Todos nós fazemos parte do trânsito, seja como pedestres, ciclistas, condutores ou motociclistas. Cabe, diariamente, refletirmos sobre nossa conduta e ações no trânsito”, contou. Dantas salientou ainda que o CFC Valderez procura levar a conscientização para todas as faixas etárias, e em virtude disso, está em convênio com a prefeitura. “Nos disponibilizamos a atender as escolas através de materiais informativos e palestras sobre o trânsito''.

Durante a cerimônia de abertura, os alunos assistiram a peça Exército dos Sonhos, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que conta a história de quatro jovens amigos em situações cotidianas: seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar. Inspirada nos relatos de pessoas que passaram por alguma experiência no trânsito, a peça tem como objetivo provocar a reflexão dos jovens, estimulando o comportamento seguro no trânsito. A programação contou ainda com uma blitz educativa, que ocorreu nesta quarta-feira, 19, na Rua 28 de Fevereiro com a Avenida João Corrêa, com a participação da Guarda Mirim. Foram distribuídos folhetos a motoristas e pedestres, trazendo alertas sobre o uso indevido de telefone celular ao volante, o respeito aos limites de velocidade, e a travessia de pedestres com a devida atenção. Além de um simulador de direção disponível para a comunidade simular a direção em caso de embriaguez ao volante.

Semana do Trânsito

A Semana do Trânsito de 2018 tem como tema Nós Somos o Trânsito e tem por finalidade conscientizar o cidadão da sua responsabilidade, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. O ator no trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir seu destino e que é responsável pelas suas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Desta forma, a campanha possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros).

Confira a programação

18/09 (terça-feira)
14h30 – Apresentação do teatro: Exército dos Sonhos, no Centro de Cultura;

19/09 (quarta-feira)
15 horas - Blitz educativa e atividades com o CFC Valderez, entre a Rua 28 de Fevereiro e Avenida João Corrêa;

29/09 (sábado)
Palestra e Escolinha de Trânsito em Araricá.


PM de Sapiranga

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine