Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/09/2018

A  advocacia de Soledade e da região foi contemplada, na quarta-feira (12), com a ação “Fale com o presidente”. Durante um encontro realizado no Restaurante Genova, em frente à praça central do município, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, se reuniu com cerca de 25 advogadas e advogadas, destacando as principais conquistas alcançadas para a advocacia gaúcha e o caráter democrático da Ordem. “As Subseções têm cada vez mais protagonismo nas decisões da OAB/RS, tanto que os Colégios de Presidentes de Subseções ganharam força nos últimos anos”, sublinhou Breier.

Anfitriã do encontro, a presidente da Subseção de Soledade, Carina Ruas Balestreri, agradeceu a presença de Breier, reconhecendo sua capacidade de ouvir a advocacia de todo Estado. “É importante termos o presidente tão próximo do interior do Estado, ouvindo nossas demandas. ”, elogiou.

Entre as recentes conquistas para a advocacia, Breier lembrou a aprovação de uma emenda, pela Assembleia Legislativa, no dia 4 de setembro, mas assegurando a isenção de custas para a execução de honorários, num árduo trabalho da entidade em parceria com o deputado estadual Edu Oliveira (PDT). “Já tínhamos essa aprovação desde o ano passado, mas ainda havia alguma interpretação diferente por parte de alguns magistrados. Agora, a isenção está expressamente declarada”, destacou o presidente.

Breier salientou a força da jovem advocacia no Estado, representada em diversos pleitos e pautas. Num dos casos mais emblemáticos, ele mencionou a mobilização de milhares de advogados durante audiência pública para discutir o processo eletrônico. A mobilização surtiu efeito, com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), numa parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decidindo por começar os testes para substituir o eThemis – com muitas reclamações – pelo eproc, elogiado por sua eficiente aplicabilidade no TRF4. “Já estamos com os testes acontecendo, com o projeto piloto na comarca de Encantado. O eproc já é uma realidade. A projeção é que em 2019 e 2020 ele seja implantado em todo o Judiciário gaúcho”, comemorou.

O trabalho da OAB/RS, para viabilizar o IPE Saúde para a advocacia gaúcha, e a sua firme atuação, para garantir o pagamento dos advogados dativos, também foram pontuados por Breier, além de investimentos realizados. “Esse trabalho é fruto da dedicação e da participação de muitos colegas, que se colocam à disposição da OAB/RS para continuarmos tendo boas notícias para divulgar”, finalizou.

Após o almoço, o presidente Breier visitou a sede da Subseção de Soledade. Também prestigiaram o encontro desta quarta-feira: o vice-presidente da Subseção de Soledade, Bruno Borges Zortea; o secretário-geral da Subseção, Edilson Júnior dos Santos; o tesoureiro da Subseção, Felipe Souza da Silva; os ex-presidentes da Subseção de Soledade Orlando Carlos Portella Müller, Eduardo Gralha Silva e Claridê Chitolina Taffarel; entre outros advogados e advogadas.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine