Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/09/2018



Há  exatos noventa anos, nascia o Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A fundação aconteceu no dia 12 de setembro de 1928 e foi comemorada nesta quarta-feira (12), na sede central do banco, em Porto Alegre. Entre os convidados, estava a dona Elvira Sobral, que abriu a conta em 1958. "Eu me considero uma das fundadoras! Eu era jovem! Hoje eu tenho 99 anos, um pouquinho mais que o banco. Sempre foi um privilégio ser cliente", contou.

Há exatos noventa anos, nascia o Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A fundação aconteceu no dia 12 de setembro de 1928 e foi comemorada nesta quarta-feira (12), na sede central do banco, em Porto Alegre. Entre os convidados, estava a dona Elvira Sobral, que abriu a conta em 1958. "Eu me considero uma das fundadoras! Eu era jovem! Hoje eu tenho 99 anos, um pouquinho mais que o banco. Sempre foi um privilégio ser cliente", contou.

História

Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul – sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, seis dias depois, deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro e onde, atualmente, existe o edifício do Tribunal de Justiça. O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

O Banrisul testemunhou, nessas nove décadas, uma série de acontecimentos históricos, como a crise mundial de 1929, a Segunda Guerra Mundial, diversos planos econômicos e oito mudanças de moeda circulante no Brasil. O pioneirismo tecnológico, que marca o Banrisul como a organização a ter o primeiro computador implantado no Rio Grande do Sul, vem tendo sequência desde então, especialmente neste novo milênio – também marcado pela abertura de capital (2007), a expansão dos negócios e os desempenhos recordes. Nessa trajetória, o Banrisul se mantém como uma das maiores organizações do estado em número de colaboradores.

Nesses 90 anos, o banco teve 22 mandatos presidenciais e 17 presidentes – com cinco deles ocupando o cargo por duas vezes. O atual presidente, Luiz Gonzaga Veras Mota, empossado em 16 de abril de 2015, é o primeiro empregado de carreira do banco a assumir a presidência, à frente de uma diretoria igualmente técnica e predominantemente originária dos quadros internos.



Texto: Vanessa Felippe/Secom
Edição: André Malinoski/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine