Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/08/2018



O  trabalho direcionado aos idosos da Ação Social Santa Isabel, em Canoas, recebeu homenagem no último dia 2, do deputado Gilmar Sossella (PDT), durante o Grande Expediente da sessão plenária, no dia em que a entidade completa 57 anos de atividade. A Ação Social Santa Isabel, que é mantenedora do Lar São José, abriga 50 idosos e responde, também, pela gestão do Abrigo Raio de Sol, onde estão acolhidas 26 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Apoiado nos versículos da Bíblia que pregam o amor a Deus, ao próximo e a materialidade desse sentimento através das ações, o deputado Gilmar Sossella mostrou o exemplo concreto de amor e respeito ao próximo pelo acolhimento da infância, adolescência e velhice realizada pela Ação Social Santa Isabel, sediada em Canoas, mantenedora do Lar São José. Lá vivem 50 idosos e 26 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Abrigo Raio de Sol. Foi Filomene Nienow de Meirelles a primeira presidente da entidade, que funcionou em prédio cedido pela Paróquia São Luiz Gonzaga, de Canoas, para cursos de qualificação, distribuição de alimentos, amamentação, encaminhamentos para emprego, visitas domiciliares, e atendimento na área da saúde. Dez anos depois, surgiu o Lar da Velhice São José. Desde 2012, a Ação Social é presidida pelo ex-caminhoneiro e ex-morador de rua Everton Alfonsin, empresário no ramo de gestão e treinamento.

Sossella destacou a atuação de Everton Alfonsin, conhecido como Caco, que “encontrou no trabalho social um caminho para ajudar outros a não sofrerem as dificuldades enfrentadas por ele mesmo”, elogiando o acolhimento do Lar São José. O trabalho busca mudar o conceito desses locais, orientando para que “o espaço seja a casa deles, por opção ou não”, mostrou o deputado. Tanto que Everton “adotou” 16 dos 50 idosos que não têm vínculo familiar. Caco ampliou seu espaço de benemerência através da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, que também preside. A entidade reúne mais de três mil terreiros que orientam seus associados sobre procedimentos religiosos e auxiliam na regularização de suas atividades. Também há incentivo ao trabalho social voluntário, como a Caravana do Papai Noel, cujo trenó conduzido por Caco distribui brinquedos em comunidades carentes. E oficinas para presos, projetos de conservação e preservação do meio ambiente, além de outros.

Amor e respeito
O deputado relatou visita à Ação Social no bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas, que é gerenciado por Priscila Pereira em conformidade com a orientação “Acolher, a Arte do Cuidar”. As normas preservam a individualidade dos acolhidos em acomodações espaçosas e adequadas para a terceira idade, assim como a alimentação, espaços externos, área para exercícios, enfermagem, minibiblioteca, e cuidados voltados para a saúde mental e emocional dos moradores. Todos os detalhes das atividades e do funcionamento do local têm a orientação de Everton Alfonsin, cujo trabalho ganhou destaque como “o homem das 180 ações”. Agora, a meta é a ampliação do Lar São José. Simultaneamente, a Ação Social Santa Isabel cuida da gestão do Abrigo Municipal Raio de Sol, destinado à crianças e adolescentes. Da mesma forma que os idosos, também à este público é direcionada a infraestrutura de atendimento humano que envolve professores, psicólogos, assistentes sociais e cuidadores. A entidade filantrópica conta com apoio da comunidade e de empresas parceiras, e capta recursos através de projetos.

Ao final da homenagem, o deputado Gilmar Sossella fez a entrega da Medalha da 54ª Legislatura a Everton Alfonsin, “a maior honraria concedida pela Assembleia gaúcha ao grande responsável por esta história de amor e respeito”.

Apartes
Do plenário, manifestaram-se em apartes os deputados Jeferson Fernandes (PT) e Ronaldo Santini (PTB).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine