Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/08/2018




Durante  o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado Juvir Costella (MDB) registrou a atuação da Federação Gaúcha de Laço, entidade fundada há cinco anos, embora a atividade do tiro de laço seja tradição em todas as regiões do Estado. Também destacou a importância dessa atividade e seu forte vínculo com a história do Rio Grande.

Da tribuna, o deputado Juvir Costella elogiou as lideranças que se empenharam para fortalecer essa atividade, que gira em torno da tradição gaúcha e seus símbolos. Assim como o quero-quero, o chimarrão e o churrasco, também o cavalo crioulo pertence ao histórico de resistência e conquistas do povo gaúcho desde o início da colonização. “É neste contexto que se insere a prática do laço, uma atividade secular vinculada ao imaginário do gaúcho”, destacou o parlamentar, “não é por acaso que a estátua do Laçador, tombada como Patrimônio Histórico em 2001, é o símbolo de Porto Alegre, cartão-postal que relembra as lidas campeiras que têm nos rodeios a sua representação maior”.

Patrimônio cultural
Juvir Costella defendeu o fortalecimento dos rodeios e a ampla divulgação da cultura do tiro de laço, enaltecendo o vínculo histórico da atividade, refletida até mesmo no hino rio-grandense. Explicou que “o laço é uma cadeia virtuosa que envolve muita gente até a realização dos eventos”, como os narradores talentosos, os peões e profissionais que cuidam da saúde e bem estar dos animais. E também as mulheres, “Anitas e as Estrelas do Laço, o maior rodeio de mulheres do Brasil que é realizado em Cachoeira do Sul”.

O deputado é autor do Projeto de Lei 144/2017, que torna o laço Esporte e Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul. A matéria, cuja relatoria foi da deputada Lisiane Bayer (PSB), ganhou parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e deverá estar apta para votação em plenário nas próximas semanas, anunciou. “Esse projeto é uma forma legal de fazer justiça com toda essa gente que tanto luta para manter viva e aquecida a chama das nossas tradições”, afirmou.

Ao conclamar por mobilização em favor da iniciativa legislativa, mostrou a importância dos rodeios e sua repercussão nas localidades onde são realizados, como é o caso da Festa do Peão de Barretos, que injeta R$ 400 milhões na economia regional e gera 15 mil empregos diretos e indiretos. Aqui, em torno de dois milhões de pessoas são atraídas pelos rodeios.

Tradição
A Federação Gaúcha de Laço congrega 62 mil associados e 120 clubes de laço vinculados. O laço é uma competição que exige do laçador, na apresentação, o uso de indumentárias características do homem do campo de sua região. Ao final do Grande Expediente, Costella entregou a Medalha da 54ª Legislatura à entidade.

Apartes
A homenagem recebeu apartes dos deputados Elton Weber (PSB), Ronaldo Santini (PTB), Sérgio Turra (PP), Bombeiro Bianchini (PR) e Edson Brum (MDB).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine