Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
05/07/2018



O  segundo dia de atividades do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, com o patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, do BRDE, da Ávato e o apoio do Detran e da CNM, teve início nesta quinta-feira (05/07), com o painel do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), com o tema “A transformação do papel das mulheres”. A primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, que é a idealizadora do Movimento, reiterou o protagonismo e a relevância da atuação feminina na política. “Nós temos capacidade de mostrar nosso trabalho, de liderar nossas comunidades e de representar outras mulheres na política. Vamos ocupar nossos espaços”, salientou.

Adriane conduziu uma homenagem às 30 prefeitas gaúchas, com a entrega de troféus em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa do municipalismo, às gestoras que acompanham o evento, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Também participaram do ato, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o futuro presidente da Famurs, Antonio Cettolin, juntamente com a primeira-dama, Regina Cettolin. Em nome das agraciadas, as prefeitas de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi, e de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, manifestaram agradecimentos pela homenagem.

O papel da Famurs e a importância da entidade na questão da representatividade, foi enfatizado pela prefeita Marcia. “A Federação luta para que as nossas causas aconteçam. Mulheres não gostam só de flor, gostamos de reconhecimento. O empoderamento acontece em coisas simples, devendo estar muito presente na política. Isto dá amplitude a todos os outros trabalhos”, disse. Conforme a prefeita Margarete, as mulheres estão lutando pelo municipalismo, como uma causa justa, nobre e urgente. “Trabalhamos para cuidar e melhorar a vida das pessoas. E, para isso, não importa se for homem ou mulher, importa o trabalho, compromisso e honestidade. Temos que tratar as pessoas com igualdade, dentro de suas diferenças. Lugar de mulher é onde ela quiser, mas ela deve querer e ocupar o seu espaço”, lembrou.

A criação do MGMM foi oficializada por meio de resolução assinada pelo presidente Salmo, na Assembleia de Verão realizada em Torres, em fevereiro deste ano. O dirigente destacou que é preciso ter um olhar para o novo momento que a sociedade vive. “Acredito que as mulheres ainda têm muito para vencer. Mas são elas que vão fazer por elas mesmas. Temos vários espelhos de dedicação, comprometimento e lealdade. Queremos que todas as mulheres se envolvam na política, não por cotas, mas pelo trabalho e competência”, enfatizou. Salmo ressaltou, ainda, que as mulheres fazem a diferença nas prefeituras, na vida das pessoas e no municipalismo.

O painel teve a participação especial do escritor e poeta Bráulio Bessa, autor de “A Poesia que transforma”. Em 2012, o brasileiro ficou famoso após apostar na Internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Empreendedor social e ativista cultural, Bráulio criou o projeto “Nação Nordestina”, que iniciou com mais de um milhão de fãs e seguidores, atingindo a marca de 40 milhões em quatro meses. Atua, ainda, como consultor no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo.

Prefeitas homenageadas

Alegrete – Cleni Paz Da Silva

Balneário Pinhal – Marcia Rosane Tedesco de Oliveira

Camargo – Eliani Mesacasa Trentin

Cristal – Fabia Almeida Richter

Dois Irmãos – Tania Terezinha Da Silva

Doutor Ricardo – Catea Maria Santin Borsatto Rolante

Estância Velha – Maria Ivete De Godoy Grade

Estrela Velha – Cecilia Montagner Ceolin

Fagundes Varela – Claudia Moreschi Tome

Fortaleza dos Valos – Marcia Rossatto Fredi

Ibiraiaras – Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi

Itatiba do Sul – Adriana Kátia Tozzo

Maçambará – Adriane Bortolaso Schramm

Maximiliano de Almeida – Dirlei Bernardi dos Santos

Morro Reuter – Carla Cristine Wittmann Chamorro

Muitos Capões – Rita De Cassia Campos Pereira

Nova Santa Rita – Margarete Simon Ferretti

Novo Hamburgo – Fatima Cristina Caxinhas Daudt

Pelotas – Paula Schild Mascarenhas

Quevedos – Neusa dos Santos Nickel

Rosário do Sul – Zilase Rossignollo Cunha

Santa Cecília do Sul – Jusene Consoladora Peruzzo

Santa Maria do Herval – Mara Susana Schaumloeffel Stoffel

São José do Norte – Fabiany Zogbi Roig

São Paulo das Missões – Noeli Maria Borré Ruwer

São Pedro da Serra – Isabel Corete Joner Cornelius

Sapiranga – Corinha Beatris Ornes Molling

Serafina Corrêa – Maria Amelia Arroque Gheller

Sinimbu – Sandra Marisa Roesch Backes

Turuçu – Selmira Milech Fehrenbachl

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine