Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
04/05/2018


“Os  desafios de um novo Brasil” estarão em análise durante a XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Gramado. O encontro, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), será realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A previsão é reunir cerca de 1,5 mil participantes, que debaterão com os palestrantes as estratégias e perspectivas para transformar o país.

A relevância do Poder Legislativo estadual, as eleições de 2018, a reforma política e suas novas regras, gestão e controle de gastos públicos e governança pública são alguns dos segmentos a serem tratados durante o evento.

“Debateremos temas que são pertinentes ao desenvolvimento do país, democratizando as discussões, informou o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes (PI). Ainda segundo ele, por meio de palestras e reuniões serão abordadas sugestões de ações e planejamento para o desenvolvimento e progresso a longo e médio prazos “das mudanças que os 208 milhões de brasileiros esperam de seus representantes”, acrescentou. “A conferência acontece no momento em que a Unale completa 22 anos de existência e de atuação em favor dos estados brasileiros”.

Programação e objetivos
No dia 13 de março o deputado Ciro Simoni (PDT), coordenador do comitê organizador e cotado para presidir a entidade na nova gestão, divulgou a Conferência na tribuna do Plenário 20 de Setembro, durante o período do Grande Expediente, e convidou os parlamentares gaúchos para participarem do evento. "A entidade congrega os 1.059 deputados estaduais do Brasil e tem como prioridade a consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres do Estado com a população", destacou Ciro. "Além de buscar a valorização do trabalho parlamentar, a Unale também faz o acompanhamento no Congresso Nacional de medidas que impactam a atuação dos legislativos estaduais."

O deputado do PDT listou alguns dos temas que serão pauta do encontro, como o planejamento das reformas no país e suas consequências nos Estados; a luta pelo fortalecimento dos legislativos estaduais; a nova gestão governamental e os parâmetros de relevância para a sociedade. E mostrou o empenho da entidade em acompanhar as tramitações, no Congresso Nacional, de temas que repercutem nas Assembleias, como o texto que concede maior autonomia para os estados brasileiros legislarem, a Emenda Constitucional 27/2012, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, uma iniciativa de 17 legislativos estaduais, liderados por Santa Catarina.

Ciro registrou a qualidade da programação, que prevê um debate e questionamentos aos candidatos à presidência da República. Durante os três dias de conferência, de 9 a 11 de maio, também os servidores dos legislativos estaduais debaterão em 24 eventos paralelos. “Cada um destes segmentos está convidado a discutir seus temas, trocar informações com as demais assembleias do país para a melhoria do atendimento à população, que é nosso objetivo final”, assegurou. Diversas delegações internacionais, ministros, governadores e outras autoridades deverão prestigiar a conferência.

O credenciamento dos participantes terá início às 8h do dia 9. A programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.unale.org.br.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine