Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/04/2018

O  21° Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) dispõe de Base Móvel Comunitária que atua na Praça da Esplanada, bairro Restinga, na Avenida Edgar Pires de Castro, bairro Hípica, Jardim Urubatã na Avenida Juca Batista e em Belém Novo na Praça Central. A base conta com policiais militares qualificados, desenvolvendo um trabalho voltado à comunidade do extremo sul de Porto Alegre.

A finalidade da Brigada Militar com as BMCs é ampliar o policiamento comunitário reduzindo os índices de criminalidade em áreas de vulnerabilidade social, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e promovendo maior integração entre comunidade e a Corporação.

O efetivo vinculado às bases atua em um raio de três quilômetros do local onde estão instaladas, fazendo visitas ao comércio local e às residências, participando de reuniões comunitárias e promovendo atividades a favor da segurança pública.

De acordo com o comandante do 21º, major Macarthur Villanova, a base móvel comunitária do 21º BPM atua diretamente nos quatro pontos citados acima, aproximando a população da Brigada Militar. A base móvel comunitária dá uma maior visibilidade ao policiamento aproximando o policial da comunidade. Ao pararem nos locais estabelecidos, a comunidade tem como referência o Posto Móvel para registro de ocorrências e informações. Aliado a esta grande visibilidade proporcionada pela base móvel, os policiais ainda fazem rondas num perímetro determinado visitando estabelecimentos comerciais e residências, aproximando a comunidade da polícia. Depois do emprego da Base Móvel na área de ação do Batalhão, reduzimos consideravelmente o roubo a pedestre e a estabelecimento comercial. A população tem que compreender que ela e a polícia devem ser “parceiros” na resolução das questões de segurança do seu bairro, respeitar o policial, cumprimentá-lo e trazer informações ao mesmo.

O programa existe desde de 2016. Atualmente, a Brigada Militar mantém um total de dez bases móveis instaladas em todo o estado. São cinco em Porto Alegre (CPC), uma em Canoas e em Cachoeirinha (CPM), uma em Novo Hamburgo (CRPO-VRS), uma em Caxias do Sul (CRPO-Serra) e uma em Santa Maria (CRPO-Central). A projeção da BM é agregar, no mínimo, mais seis bases até o final deste ano.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine