Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/04/2018

“Vivemos  o Estado Democrático de Direito para garantir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Todos são iguais perante a lei. Todos são cidadãos brasileiros”, foi com essa lição que a membro da Comissão da Criança e do Adolescente (CECA) da OAB/RS Maria Dinair Gonçalves iniciou sua palestra para as crianças e os adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro Alberto Motta da Silva na manhã da quinta-feira (05). Com a coordenação do presidente da CECA, Carlos Kremer, a primeira edição de 2018 do projeto OAB Vai à Escola contou com palestras sobre temas como bullying, voto consciente e direitos e deveres apontados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os estudantes com idade entre 11 e 17 anos estavam curiosos com a presença da OAB/RS na escola. Sentados e atentos, muitos mostraram não saber os diversos problemas emocionais que o bullying pode causar entre os colegas e professores. A diretora da EEF Almirante, Beatriz Gonçalves, afirmou que convidou o projeto para visitar a escola, pois identificou episódios de assédio entre os jovens. “Busquei estes assuntos específicos para gerar um debate e, assim, uma conscientização e capacitação da comunidade escolar”, explicou.

Durante sua apresentação, Kremer também abordou a importância do voto consciente, da empatia e da necessidade de respeitar as diferenças, evitando atos de bullying: “Foi importante passar o recado para eles sobre a responsabilidade que também temos com a vida dos outros”, observou. “É preciso mostrar que isso é diferente de brincadeira, pois gera sofrimento. Estimular a relação de respeito, harmonia e empatia com o colega, foi minha ideia”, falou.

Também estavam presentes a membro da CECA Maria Carolina Camargo e a assistente de educação da ONG Parceiros Voluntários, Maria Isabelle Ghiorzi, que abordou sobre liderança e a importância do voluntariado.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine