Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/11/2017

Os  dados estatísticos da criminalidade no Rio Grande do Sul registram queda, pelo terceiro trimestre consecutivo, nos índices de latrocínio. O balanço parcial de 2017, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quarta-feira (1º), aponta redução de 28,3% em relação ao mesmo período em 2016. A diminuição em Porto Alegre é ainda mais acentuada: 59,4%.

Para o secretário Cezar Schirmer, os números dos nove primeiros meses do ano refletem o esforço do governo do Estado e a efetividade da atual estratégia definida pela Segurança Pública gaúcha. “Com reforço na Brigada Militar e na Polícia Civil foi possível dar continuidade às ações que definimos em nosso planejamento, cujos resultados podem ser observados nos indicadores”, ressalta.

Dos 18 indicadores que compõem a divulgação oficial da SSP, 13 apresentam redução no âmbito estadual. Além do latrocínio, é possível observar queda em crimes como ameaça contra mulheres (- 5,5%), furto (- 10,4%), furto de veículo (- 15,5%), furto de bancos (- 33,1%), roubo de bancos (- 16,9%), furto de comércio (- 5,6%), roubo de comércio (- 21%), roubo de usuários do transporte coletivo (- 31,1%), roubo de profissionais do transporte coletivo (- 21,7%), extorsão mediante sequestro (- 6,7%) e estelionato (- 1,7%) e abigeato (- 23,8).

Os crimes de estupro de mulheres e roubo não apresentaram alteração em seus percentuais. Três indicadores criminais registram aumento: homicídio doloso (3,4%), roubo de veículos (1,8%) e lesão corporal contra mulheres (0,8%).

Porto Alegre aponta diminuição dos homicídios de 15,8%
O crime de homicídio doloso ainda registra alta no estado, com aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2016. No entanto, já é possível observar o início de uma tendência de diminuição. “No último levantamento, tínhamos alta de 7,9%. Agora, esse índice foi cortado pela metade”, ilustra Schirmer.

O secretário salienta a queda ainda maior dos homicídios em Porto Alegre. “A última divulgação apontava a diminuição de 10,2%. Agora, atingimos uma redução de 15,8%”.

Abigeato reduz ainda mais no RS

Os casos de abigeato reduziram em 23,8% no terceiro trimestre de 2017. A curva descendente neste tipo de delito já podia ser observada no levantamento do primeiro semestre, divulgado em agosto, quando os indicadores apontavam redução de 23,5%.

Foram 6.100 ocorrências neste ano, contra 8.011 no mesmo período do ano passado. “Com a criação das delegacias especializadas em Crimes Rurais e Abigeato (Decrabs), tenho convicção de que avançaremos ainda mais”, assegura Schirmer.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine