Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/09/2017



O  município de Vacaria recebeu, na noite desta quinta-feira (14), mais uma edição seminário “A Educação no Desenvolvimento Regional”, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com presença de professores, alunos e lideranças políticas.

O tom do evento foi de crítica e contrariedade ao corte de orçamento promovido pelo governo federal do presidente Michel Temer (PMDB), que precariza universidades e institutos federais. O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edegar Pretto (PT), coordenou o seminário, e, já na abertura, alertou sobre os impactos do corte de verbas. Ele lembrou que a estimativa é que as instituições sobrevivam até o final de setembro com o orçamento que têm, depois estão sob risco de paralisarem atividades, pois não terão como pagar as dívidas de serviços como limpeza, segurança, água e luz. "Está em curso um ataque sem precedentes à Educação. Governar na crise é fazer escolhas, e a mão do governo deveria amparar aos que mais precisam", observou.

Professores e alunos manifestaram-se contrários à política de cortes de recursos. Apesar do MEC dizer que o contingenciamento não é definitivo, a situação em que as instituições de ensino federal estão mergulhadas preocupa, e há consenso sobre o risco de paralisação do funcionamento das instituições de ensino público federal.

Para a ex-reitora do IFRS, Claudia Schiedeck, painelista no seminário, há uma queda de braço entre governo e instituições de ensino federal. Ela reforçou que governo federal promove o sucateamento das universidades e institutos, apresentando uma série de dados para comprovar o desmonte. "Nosso orçamento em 2015 era R$ 80 milhões e, no ano passado, caiu para R$ 58 milhões. Isso provoca um dano imenso e prejudica diretamente quem precisa de ensino público e gratuito", lamentou. Ela ainda convocou professores, alunos e autoridades a resistirem aos ataques. "Temos que mostrar à sociedade o que está em jogo. Todos têm que se juntar nesta luta para que possamos fazer valer a nossa conquista", frisou.

No encerramento, o presidente Edegar Pretto convidou os participantes para estarem em Porto Alegre nesta segunda-feira (18), para o lançamento da Frente em Defesa das Universidades e Institutos Federais. O ato, aberto ao público, será às 9 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.


Texto: Leandro Molina - MTE 14164
Edição: Letícia Rodrigues

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine