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11/09/2017 |
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Uma série de eventos com foco em exportação - voltada a micro, pequenos e médios empresários do interior do Rio Grande do Sul - será realizada pelo programa Exporta RS até o mês de novembro. São os seminários 'Caminhos da Exportação', que pretendem apresentar aos empreendedores as principais informações necessárias à participação ativa no mercado global. Estão previstas edições em Gramado (12/9), Bento Gonçalves (14/9), Santa Cruz do Sul (21/9), Guaporé (5/10), Santa Rosa (19/10) e Caxias do Sul (9/11, durante a Semana Municipal do Empreendedorismo). Carazinho sediou o evento no dia 22 de agosto, dentro da programação do I Fórum de Gestão Empresarial. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, que contou com a participação do coordenador do Exporta RS, Roberto Guilherme Müller, de Silvio Andriotti e de Joni Kärscher, todos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). Foram apresentados temas como: panorama das exportações de micro e pequenas empresas; principais parceiros comerciais brasileiros; etapas de preparação à exportação; e o programa Exporta RS. Também constam na programação as linhas de crédito do Banco do Brasil vinculadas a exportações e o processo de exportação simplificado dos Correios, por exemplo. “O seminário oferece aos empresários a oportunidade de aprender mais sobre os caminhos necessários à decisão de exportar e os atores aptos a auxiliar nos movimentos de internacionalização. Além disso, as empresas participantes podem receber estudos de mercados customizados e gratuitos de forma a iniciar a prospecção de novos mercados”, explicou Müller. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (51) 3288-1105. A série de seminários é uma promoção da Sdect, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), Correios, Banco do Brasil e Banrisul Armazéns Gerais (Bagergs). Em 2016, foram realizadas 10 edições do seminário.
Exporta RS
O Exporta RS é um programa lançado em 2016 com o objetivo de auxiliar e facilitar a participação de micro, pequenas e médias empresas em mercados internacionais. Realiza estudos personalizados de mercados potenciais, mapeamento de possíveis compradores, articulação para oferta de cursos de qualificação em comércio internacional e auxílio em questões pertinentes à exportação, entre outros serviços. O atendimento é personalizado e pode ser realizado de forma presencial ou virtual, incluindo acompanhamento para avaliar novas necessidades e a efetividade do auxílio prestado.
Texto: Bianka Nieckel/Ascom Sdect Edição: Sílvia Lago/Secom |
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