Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/08/2017



A  Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB), estará promovendo uma série de ações integrando-se ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno no Brasil.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1990 com o propósito de estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e como alimentação complementar até os dois anos de idade. Em cerca de 120 países, ocorrem ações de esclarecimento e conscientização sobre os benefícios da amamentação para a saúde física, psicológica e emocional das crianças. O Brasil estendeu a campanha para todo o mês, que foi batizado de Agosto Dourado para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Arrecadação de potes

Nesta terça-feira (1º) a Procuradoira Especial da Mulher dará início a uma campanha de arrecadação de potes para o armazenamento de leite materno. As doações devem ser feitas na própria Procuradoria, no térreo do prédio da Assembleia Legislativa, até 30 de agosto, das 9h às 17h. Os potes devem ser de vidro com tampa de plástico. O material arrecadado será repassado aos bancos de leite existentes no Rio Grande do Sul.

Lugar amigo da amamentação

Além da arrecadação de potes, a Procuradoria lançará dia 8 de agosto o selo #LugarAmigoDaAmamentação. O objetivo é estimular estabelecimentos comerciais a apoiar a mulher lactante em sua vida social, promovendo a naturalização do aleitamento materno em locais públicos, sem que haja constrangimentos. “Os locais não precisam de nenhuma mudança estrutural. Precisam apenas ser parceiros da amamentação, apresentando o selo em local visível”, explica Manuela.

Até agora, 11 estabelecimentos já se cadastraram para receber o selo. No entanto, o credenciamento ainda está sendo efetuado pelo e-mail cris.machado@manuela.org.br. O lançamento oficial do selo será às 15h na sala da Procuradoria.

Seminário

Para encerrar as atividades do Agosto Dourado, a Procuradoria promoverá no dia 30 de agosto um seminário para debater o tema do aleitamento materno. Na mesma atividade, será realizado um “mamaço” para chamar a atenção para o direito das mães de amamentar seus filhos onde desejarem.

O seminário, que ocorrerá às 14h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa, contará com a participação da nefrologista pediátrica Noemia Goldraich, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; do representante do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Christian Loret de Mola; e da doutoranda em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Lúcia Souza d Aquino.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine