Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
31/07/2017



Recentemente  protocolei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que prevê a participação da sociedade no cotidiano do Parlamento. Nossa intenção é que, pela internet, qualquer pessoa possa opinar e avaliar sobre qualquer proposição parlamentar. A intenção é aproveitar a democratização da informação e do acesso proporcionado pela internet para estreitar a relação Estado x cidadão. A distância outrora imposta por limites físicos e, muitas vezes, sociais, agora ficará limitada apenas ao teclado do computador.

Com uma ferramenta ativa e acessível de participação popular teremos, sem dúvida, um Legislativo mais democrático e plural. Além disso, o Parlamento vai proporcionar para toda sociedade uma oportunidade clara de aproximação com os seus anseios. E do outro lado, o cidadão, poderá emitir opinião sobre os temas e matérias propostas pelos deputados estaduais no parlamento. Obviamente que a participação ainda é simples, mas sem dúvida é um passo para qualificar a relação da Assembleia Legislativa com o Rio Grande. Assim como já ocorre em outros órgãos temos de acompanhar as mudanças do mundo e com elas desenhar uma sociedade melhor para todos.

Temos de nos apropriar das ferramentas proporcionadas pela tecnologia para facilitar a comunicação entre Estado e sociedade. Pois é justamente essa a essência da democracia: a participação ampla e irrestrita de toda sociedade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine