Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/07/2017



Após  participar da abertura da 5ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) na manhã desta quarta-feira (12), o governador José Ivo Sartori abriu a 1ª RS Moda Varejo e Indústria Conectados, evento paralelo à FBV, também no BarraShoppingSul. A RS Moda reúne entre 40 e 50 marcas 100% gaúchas, que estão lançando suas coleções Verão 2017/2018.

A RS Moda surgiu da necessidade de unir esforços para integrar a produção e o varejo, mostrando as vantagens de gaúchos comprarem de gaúchos. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) é um dos organizadores do evento, voltado principalmente para lojistas, indústrias, estudantes e profissionais de moda. A expectativa é receber mais de 2 mil empresários.

"A realização da 1ª RS Moda é uma prova de que a união de esforços está colocando o Rio Grande do Sul no rumo certo. Quero saudar o presidente do Sindilojas, Paulo Krause, que propôs essa articulação junto à nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e a empresária e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Dóris Spohr, uma das líderes responsáveis pelo que vemos aqui hoje", saudou Sartori.

A mostra é uma das ações da política de reconversão da moda no Rio Grande do Sul, que está sendo construída pelo governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sivergs), Sindicato das Indústrias Têxteis, Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Sebrae, Senac, Senai e universidades. As entidades propõem um novo posicionamento para o segmento, por meio dos programas da Sdect, como o Empreende RS e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemepe/RS).

Setor têxtil

O Rio Grande do Sul importou de outros estados, no ano passado, R$ 7,5 bilhões em confecções, enquanto a indústria têxtil gaúcha vendeu para outras unidades da Federação, em igual período, cerca de R$ 2,88 bilhões. No Rio Grande do Sul, 6.334 estabelecimentos industriais de moda empregam 21.766 pessoas.


Texto: Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine