Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/07/2017




Mais  cultura, informação e música boa. Esta é a proposta da nova programação da FM Cultura 107.7. A partir da próxima segunda-feira (3), a FM Cultura estreia novos programas e reformula seus clássicos. Em substituição à Sabrina Thomazi, assume a direção da rádio Paulo Inchauspe, 47 anos, radialista e músico, com trajetória de 14 anos na rádio PopRock. “Queremos ampliar o conteúdo relevante e amplificar a presença de música de qualidade”, afirma.

As mudanças foram motivadas por uma necessária readequação das atividades desenvolvidas pelos servidores, respeitando suas funções originais. Todas as alterações foram construídas durante reuniões com os funcionários da emissora. “Ouvimos e construímos uma nova grade junto com os servidores”, diz o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr.

A programação musical da rádio também deve passar por uma pequena reformulação. Foi criado um grupo de trabalho para gerar um método que aprofunde o diferencial da emissora especializada em tocar música popular brasileira. “A ideia é aprofundar a vocação da rádio para a cobertura dos acontecimentos culturais do Estado e ampliar as opções de boas músicas para os ouvintes fiéis, mas, sobretudo, atrair um novo público para a emissora, renovando a sua audiência”, comenta Orestes Jr.

Manhã

A música clássica e erudita segue com o mesmo tempo e destaque na grade. O Clássicos na Manhã vai iniciar mais cedo, às 5h. A FM Cultura passará a operar ao vivo a partir das 7h, de segunda a sexta, com o programa Café Cultura, que será apresentado pelo jornalista e radialista Renato Martins, ex-Band. Ele também será apresentador do
Frente a Frente da TVE.

A ampliação de uma hora no tradicional programa matinal da rádio dará mais espaço para as principais informações do dia, muito serviço e jornalismo cultural. “Queremos entregar aos nossos ouvintes música boa, alto astral e informação do que realmente importa no começo da manhã, como trânsito, previsão do tempo e os principais fatos do dia”, explica Inchauspe. Agenda e entrevistas culturais também estarão na pauta do programa que abre a grade ao vivo da rádio.

O Manhã Popular Brasileira, Tarde Popular Brasileira e MPB na Madrugada recebem, respectivamente, novos nomes: Cultura Mundi, Cultura Clube e Cultura na Madrugada. A intenção é citar o nome da rádio em praticamente todos os programas, dando ênfase ao DNA cultural da emissora. “Musicalmente, a emissora tocará ainda mais a produção dos artistas locais, abrindo mais espaço para um número maior de artistas gaúchos, priorizando seus trabalhos e criando uma identidade mais ampla com a audiência”, afirma o novo diretor da rádio.

A Música Popular Brasileira (MPB) seguirá como carro-chefe da FM Cultura. “Mas queremos atualizar um pouco o que toca na rádio”, destaca Inchauspe, acrescentando que os clássicos e as músicas que só tocam na FM Cultura seguirão com seu espaço cativo na rádio.

Das 9h ao meio-dia, o novo programa Cultura Mundi continuará dando primazia à MPB, mas também trará as melhores músicas do mundo inteiro. Sempre com matérias e informações culturais trazidas pela redação. A locução continua com Messias Gonzales.
O jornalismo ganha mais espaço com o acréscimo dos noticiários de hora em hora. O Cultura Informa ganha o dobro de edições. Pela manhã, será apresentado às 9h, 10h, 11h e às 12h. À tarde, as edições serão às 14h, 15h, 16h e 17h. O Cultura na Mesa permanece com uma hora de duração, ao meio-dia, com locução de Lena Kurtz.
Entre as novidades, estão os programas Memória Cultura (sábado às 9h), que vai resgatar a história da emissora por meio de músicas e entrevistas do acervo, e o Ficha Técnica (domingo 14h), que dará destaque para as pessoas e histórias dos bastidores da música gaúcha.

Tarde

O apresentador Demétrio Xavier, além de permanecer com o Cantos do Sul da Terra, no mesmo horário (13h às 14h), agora assume o comando do Conversa de Botequim, deslocado para o final de tarde (18h às 19h). Luiz Henrique Fontoura segue na produção do clássico programa da FM Cultura, que traz o melhor da música brasileira de todos os tempos, comentando e contando histórias referentes a artistas de grande importância na cultura nacional e gaúcha.

Das 14h às 17h, o Cultura Clube terá predomínio da produção musical nacional e gaúcha. A programação será feita com os artistas que formam o “clube da rádio FM Cultura”. De novo, informação e entrevistas culturais e agenda de espetáculos completam o conteúdo do programa. A locução continua com Liz de Bortoli.

Noite

A noite da FM Cultura segue com o tradicional Sessão Jazz, apresentado por Paulo Moreira, das 20h às 22h. E traz uma novidade: o Cultura Rock Show, das 22h à meia-noite, que tocará os clássicos do mundo do rock em suas vertentes nacionais e internacionais, sempre com espaço para a produção local. A apresentação será de Cristiano Sassá. Nesse sentido, outra novidade é inserção do programa Radar das 22h às 23h dos sábados, com um resumo das novas bandas gaúchas que se apresentam ao longo da semana no programa de mesmo nome da TVE.

Demais programas do fim de semana como Na Trilha da tela, Música que Fizeram a Sua Cabeça, Sonora, Tons e Letras e Tons e Notas, Contracultura, Contemporânea, Clube do Samba, Unirádio, entre outros, seguem na grade de programação com algumas alterações de horário.



Texto: Ascom FM Cultura
Edição: Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine