Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/07/2017




Três   audiências públicas, homenagens aos 45 anos do Festival de Cinema de Gramado e aos 205 anos de Pelotas e abertura de inscrições para prêmios promovidos pelo Parlamento gaúcho estão entre as atividades previstas para a semana de 3 a 7 de julho. As votações em plenário, com previsão de sessões deliberativas nas quarta e quinta-feira (se necessário), também devem movimentar a semana da Assembleia Legislativa no período.

Das três audiências públicas, duas serão promovidas no interior, nas cidades de São Lourenço do Sul e Santa Maria. Elas irão tratar, respectivamente, do Fundoleite e da coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos de Santa Maria e região central. Já na AL, o tema a ser discutido é a Política Estadual de Cultura Viva.

Na segunda-feira (3), os 45 anos do Festival de Cinema de Gramado serão homenageados por iniciativa da Presidência da Casa. Já na terça-feira (4), a deputada Miriam Marroni (PT) homenageia, no período do Grande Expediente da sessão plenária, os 205 anos de Pelotas. A semana também marca o início do período das inscrições de duas premiações promovidas pela AL: o Prêmio de Responsabilidade Social e o Prêmio Pioneiras da Ecologia.

No plenário, há a previsão de sessões deliberativas na tarde de terça-feira (4) e nas manhãs e tardes de quarta (5) e quinta-feira (6). A definição ocorreu durante a última reunião de líderes, a fim de limpar a pauta de votações, que acumula mais de 50 matérias, incluindo os projetos de ajuste fiscal do governo do Estado.

Confira a agenda completa da semana


SEGUNDA-FEIRA (3)


Homenagem
A Presidência do Parlamento gaúcho irá homenagear os 45 anos do Festival de Cinema de Gramado. A solenidade ocorre às 10h30, no Salão Júlio de Castilhos.

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove a palestra “Coaching nas organizações”, com o professor Rogério de Moraes Bohn. Das 14h às 16h, no Plenário do
Memorial do Legislativo.

Presidência
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), participa, às 16h, no hall de entrada do Palácio Farroupilha, da abertura da Exposição Alusiva à Passagem da Tocha Olímpica no RS em 2016. Veja aqui a agenda completa de atividades da Presidência.

Doações
A Assembleia Legislativa está arrecadando cobertores, agasalhos, fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para as famílias vítimas do vendaval que causou destruição em diversas regiões do estado. Elas podem ser entregues no hall de entrada do Palácio Farroupilha, de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 8h30 às 18h30.

Exposição
Até 31 de julho, a sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara sedia a exposição “Infinitas Formas de Grande Beleza”, do biólogo e fotógrafo Claiton Martins Ferreira. A mostra reúne fotografias de exemplares do acervo da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Prêmios
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para a 18ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social. Neste ano, o Tema Norteador é “Equidade de Gênero”. O prêmio abrange cinco tipos de reconhecimento: o Certificado de Responsabilidade Social, a Medalha de Responsabilidade Social, o Troféu de Responsabilidade Social - Destaque RS, o Troféu Destaque RS Tema Norteador e o Diploma Mérito Social. Para concorrerem às distinções, as organizações deverão informar seus dados, mediante o preenchimento do formulário eletrônico constante no portal da Assembleia Legislativa – www.al.rs.gov.br/responsabilidadesocial/2017.



TERÇA-FEIRA (4)

Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Tiago Simon (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Às 9h30, realiza audiência pública para debater as perspectivas da Política Estadual de Cultura Viva instituída pela Lei 14.663/2014, bem como a criação do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva. A proposição é do deputado Tarcísio Zimmermann (PT).
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar. No período de Assuntos Gerais, haverá a participação de integrantes da Comissão Especial para implantação da Faculdade de Medicina para Bagé e região.

Reuniões da Mesa e de Líderes
Às 10 horas, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana. Veja a relação das matérias aptas para votação.

Frente Parlamentar
Às 13h30, ocorre a instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão da BR-448, a ser presidida pelo deputado Lucas Redecker (PSDB). A cerimônia será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pela deputada Miriam Marroni (PT), que prestará homenagem aos 205 anos de Pelotas.


QUARTA-FEIRA (5)

Comissões
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.
Sessão Plenária
Às 10h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão extraordinária, conforme deliberado pelo Colégio de Líderes. Às 14h, ocorre sessão ordinária, com o período do Grande Expediente Especial sendo ocupado pela deputada Juliana Brizola (PDT).

Medalha da 54ª Legislatura

A deputada Silvana Covatti (PP) presta homenagem, com a Medalha da 54ª Legislatura, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá de Portão, em homenagem aos alunos classificados, em 1º lugar, nas Olimpíadas de Raciocínio realizadas na Grécia. Às 13h, no sala da Presidência.

Prêmios

Estão abertas, até 29 de setembro, as inscrições para o Prêmio Pioneiras da Ecologia, realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de reconhecer publicamente as pessoas e as instituições que se destacaram na realização de ações que contribuam para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. Na categoria Individual, os candidatos podem concorrer nas subcategorias Rural, Ativismo Político e Profissional. Já na categoria Institucional, as subcategorias são Organização Socioambiental ou Socioeconômica, Geração e Acesso ao Conhecimento e Cadeia Produtiva. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Comissão, ou pelo email csma@al.rs.gov.br


QUINTA-FEIRA (6)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária às 9h, nas sala José Lutzenberger, no 4º andar.
A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Marcelo Moraes (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza audiência pública para discutir o Fundoleite, por proposição do deputado Zé Nunes (PT). A atividade ocorre às 19h, no auditório da Cresol, em São Lourenço do Sul.

Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB).


SEXTA-FEIRA (7)

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública para tratar da coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos de Santa Maria e região central do Estado, e a organização dos catadores, por iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT). O encontro ocorre às 10h, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine