Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/06/2017







Trompetes,  trombones e eufônios em harmonia para uma apresentação especial na Feira do Livro de Canoas. O Grupo de Metais da Escola Espírito Santo encantou o público presente no Espaço Infantil Sesc. Crianças e adultos foram brindados com clássicos nacionais e internacionais do cinema, da música pop e também do rock. A tarde na Praça da Bandeira começava de maneira animada e reservava muitas atividades para os visitantes.

O professor de música Renã Covolan, coordenador do grupo, explica que os alunos participam da atividade gratuitamente, inclusive com a doação do material. "Hoje em dia uma aula de música nem sempre é acessível financeiramente a todos. O Colégio Espírito Santo disponibiliza essa atividade de forma gratuita, aberto para toda a comunidade", comenta Renã. Atualmente, 24 adolescentes e jovens participam do Grupo. Caio Viana Fritzen, de 15 anos, participa há 3 anos das aulas e considera que sua evolução também se deve a dedicação e estudo. "No Grupo tive o primeiro contato com o trompete e hoje já tenho bastante intimidade com o instrumento. Mesmo que eu não queira seguir carreira de músico, tocar trompete é meu maior hobbie", revela Caio.

Encontro sobre as raízes gaúchas lotou Auditório Ziraldo

O maior orgulho do gaúcho é, com certeza, sua história e suas raízes. O tradicionalismo, cultivado pela grande maioria dos que vivem aqui no estado, foi tema de um encontro com o escritor e ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, autor dos livros "Rio Grande do Sul: História e Identidade" e "Manual de Tradicionalismo Gaúcho".

Uma verdadeira aula de história para os presentes, ministrada por um dos maiores nomes do tradicionalismo gaúcho. "Nós precisamos manter as referências que fizeram parte da nossa construção histórica. O gaúcho de hoje é herdeiro de uma cultura muito rica. Ser gaúcho não é ser atrasado, nem ser grosso. Ser gaúcho é estar adequado ao seu tempo e valorizar as coisas boas da trajetória cultural do nosso estado", salienta Manoelito.

Contação de histórias para os pequeninos

A fila, do menor para o maior, estava formada na entrada do Espaço Infantil Sesc. No momento indicado, os pequenos foram conduzidos para dentro da sala e aos poucos foram se acomodando, ansiosos para ouvir a história da Estrela Pequenina, livro de autoria da Luciana Marinho Albrecht, com ilustrações de Giovani Tornquist Rodrigues.

Após conhecerem melhor a estrelinha, o espaço se transformou em uma grande sala de desenho onde, atirados no carpete, as crianças representavam com diferentes cores as suas visões. "Trata-se de um livro infantil, de texto singelo, poético e lúdico. Nossa ideia é inspirar não só os pequenos, mas também os grandes, a encontrarem o seu brilho interior", destaca a autora.

Alunos da EMEF Monteiro Lobato autografam livro de poemas

A proposta do concurso de poemas surgiu na preparação para a segunda edição da Feira do Livro do bairro Rio Branco. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato foram convidados a escrever poemas sobre o patrono da feira local, o escritor e poeta Fernando Almeida. Hoje, na Feira do Livro, eles estavam presentes para autografarem suas obras. O orgulho do escritor homenageado estava estampado no olhar. "Fiz questão de acompanhá-los pois para mim é uma honra esta lembrança. Significa que o meu trabalho está sendo reconhecido e valorizado por uma geração que vai levar o amor pela literatura por muitos e muitos anos", descreve Fernando Almeida.

Sobre a inspiração para o poema, Vitor Pans, de 13 anos, considerou o processo fácil, visto que todos tiveram a oportunidade de conhecer Fernando anteriormente, na primeira Feira do Rio Branco. "Ele escreve poemas também, então escrever um poema sobre ele é tranquilo", explica o menino.



Texto: ASCOM/Canoas

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine