Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/06/2017




O  prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias, assume, nesta quinta-feira (06/07), o cargo de presidente da Famurs na gestão 2017/2018. A solenidade da posse da nova diretoria da Federação será realizada a partir das 14h, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 509), em Porto Alegre. A cerimônia integra a programação do 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que acontece nos dias 5 e 6 de julho. O evento tem patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Bradesco e do BRDE. O Detran e a CNM são apoiadoras do 37º Congresso de Municípios do RS.

Salmo substituirá o ex-prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, no comando da entidade. Entre as bandeiras do novo presidente está a revisão das dívidas previdenciárias dos municípios. "Vamos formar um grupo de trabalho para orientar os prefeitos sobre os regimes geral e próprio de previdência social”, antecipou. O novo dirigente também promete defender o aumento da autonomia das prefeituras e a desburocratização da gestão pública. Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras.

A eleição de Salmo para a presidência da Famurs foi confirmada no dia 24 de maio, com os votos de 235 prefeitos gaúchos. Ele foi escolhido pelo Partido Progressista (PP), após disputa interna com os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares; e de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker.

A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Sigla com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.


Perfil

Salmo Dias de Oliveira, 42 anos, é prefeito reeleito de Rio dos Índios. Natural de Nonoai, é formado em filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e em sociologia e direito pelo Centro Universitário Euroamericano (Unieuro) de Brasília. Salmo começou sua carreira em 1995. No ano seguinte, exerceu a função de secretário de planejamento, saúde e administração de seu município natal. Foi chefe de gabinete do deputado Vilson Covatti na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Em 2012, elegeu-se prefeito de Rio dos Índios pela primeira vez. Entre 2014 e 2015, ocupou o cargo de vice-presidente da Famurs. No ano passado, foi reeleito prefeito de Rio dos Índios com 57,75% dos votos. Casado com Adriane Perin, possui dois filhos: Davi, de 6 anos, e Pedro Salomão, 4.


NOVA DIRETORIA - GESTÃO 2017/2018

Presidente
Salmo Dias de Oliveira (PP)
Rio dos Índios – Amzop

1º Vice-Presidente
José Francisco Soares Sperotto (PTB)
Guaíba – Granpal

2º Vice-Presidente
Evandro Agiz Heberle (PSDB)
São Jerônimo – Asmurc

3º Vice-Presidente
Silvânio Antônio Dias (PSB)
Três Palmeiras – Amzop

1º Secretário
Carlos Rafael Mallmann (PMDB)
Estrela – Amvat

2º Secretário
Luiz Felipe Brenner Machado (PDT)
Santa Margarida do Sul – Amfro

1º Tesoureiro
Margarete Simon Ferretti (PT)
Nova Santa Rita – Granpal

2º Tesoureiro
Eduardo Buzzatti (DEM)
Pejuçara – Amuplam


Texto: ASCOM/Famurs

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine