Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/06/2017




O  último painel do 7º Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública abordou a experiência de integração entre estados e municípios para o encontro de soluções na área. O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, apresentaram possibilidades de ações desenvolvidas em parceria e as iniciativas já em execução.

Schirmer apresentou o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), que busca desenvolver parcerias com as cidades do estado para solucionar as carências de cada região no setor. Um dos pontos abordados foi a diversidade de números de emergência disponíveis, o que pode causar dúvidas para a população. “Estados Unidos e Canadá possuem apenas um número para que a população busque atendimento médico e policial. Isso implica redução de custos, recursos humanos e maior eficiência do serviço a favor do cidadão”, disse. Ele destacou também o trabalho de prevenção à criminalidade, principalmente com jovens e crianças, e o combate aos pequenos delitos, como pichações e destruição do patrimônio público. “Cultura, lazer e esportes são grandes aliados da Segurança Pública para construirmos, em longo prazo, uma sociedade cada vez mais segura”, disse.

Marchezan chamou atenção para a necessidade da geração de empregos para os apenados que já cumpriram suas penas. “Se as portas não se abrem e não existe outra opção, aquela pessoa optará pelo caminho mais fácil e voltará para o crime. Isso também precisa ser evitado”, afirmou. O prefeito da capital também ressaltou que sem integração entre os setores não é possível buscar melhorias na área. “Os órgãos estaduais têm uma parceria absoluta com Porto Alegre. Até agora, temos 60 operações extremamente positivas entre a EPTC, em conjunto com Polícia Civil e Brigada Militar na execução de barreiras de fiscalização em várias regiões da cidade”, ilustrou.

Miki Breier falou sobre a experiência de Cachoeirinha com a unificação da Secretaria Municipal de Segurança e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que hoje está denominada como Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. “Além do enxugamento da máquina, que é extremamente necessário no momento de crise, surgiu o conceito de trabalharmos em conjunto a questão do trânsito e da segurança. Os resultados são muito positivos”, explicou. A prevenção também foi um tema abordado pelo prefeito, que acrescentou que Segurança Pública não se faz somente com efetivo policial. “Precisamos trabalhar com a primeira infância para que quando crescidos eles tenham outras opções na vida sem ser o mundo do crime”.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, citou as 23 operações integradas envolvendo Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Guarda Municipal, efetuadas em 2017. “Iniciamos em fevereiro e nos dois primeiros meses reduzimos em 56,5% os crimes na cidade”, disse. Ele ressaltou que a área da Segurança Pública é a prioridade do município. “Estamos investindo em 35 novas viaturas, das quais 22 ficarão à disposição da BM, PC e Susepe”, concluiu.




Texto: Carine Bordin/Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine