Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/03/2017


O  presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto (PT), participou hoje (6) da abertura da Expodireto Cotrijal, que este ano acontece entre os dias 6 e 10 de março, em Não-Me-Toque, na região do Alto Jacuí.
Já na abertura da cerimônia foi destacado o assunto da Reforma da Previdência, que ganha cada vez mais espaço por todo o Estado. "Sinto obrigação de tocar em um assunto que tira o sono das famílias, que é a reforma. Tenho posição, o presidente da Assembleia é contra a reforma, pois retira direitos sagrados e conquistas da Constituição de 1988. Estamos em crise, mas é momento de apontar outros caminhos e usar criatividade", avaliou o chefe do parlamento.
Em seu discurso, Edegar ainda lembrou que o Rio Grande do Sul é um grande produtor do essencial para a vida humana, que é o alimento. Disse que a possibilidade de uma vida digna só se enfrenta com políticas, e que a Expodireto é um bom exemplo do potencial do Estado.
Em relação à agricultura familiar, Edegar saudou expositores que ocupam o espaço na feira, e citou seu primeiro projeto aprovado na Assembleia Legislativa que criou o Susaf - a lei das agroindústrias familiares. Estando inscritas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, as empresas obtém permissão para a venda de seus produtos de origem animal inspecionados em todo o território gaúcho. Sem a adesão, as agroindústrias familiares só podem comercializar sua produção dentro dos limites dos seus municípios. A Expodireto tem mais de 500 expositores, 182 são da agricultura familiar instalados no Pavilhão mais visitado da Feira. "Isso é sinal que os consumidores têm preferência pela produção de alimentos saudáveis", afirmou.
Na cerimônia de abertura também foram apresentadas algumas das atividades que integram o cronograma da Feira, que além das máquinas e implementos, serviços e a produção animal e vegetal, também conta com palestras e seminários com temas voltados à produção no campo.
Autoridades presentes
Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; Ministro do TCU, João Augusto Nardes; o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; o governador do Estado, José Ivo Sartoti; presidente do TCE-RS, Marco Peixoto; prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos; deputados estaduais e federais, secretários de Estado; representantes do Judiciário; sindicatos de trabalhadores rurais e entidades ligadas ao campo.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine