Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/06/2022

Durante  o terceiro encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí (Codes), realizado, nesta quarta-feira, 22, no Teatro do Sesc, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assinou o contrato para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Érico Veríssimo e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Branca. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa de governo que cuida da atenção básica à saúde. A previsão de entrega, de ambas as unidades, é de 12 meses.



"As comunidades terão, efetivamente, um posto à altura da necessidade que elas possuem e merecem. São mais duas unidades das 10 que iremos construir neste governo”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. O prefeito salientou a importância dos investimentos que a prefeitura tem promovido nas diversas secretarias, permitindo que o município alcance excelência em todos os níveis.



O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressalta que a construção das duas novas unidades representa um grande avanço, não só para a população dos bairros, mas também às equipes que atendem nos locais. “Esse é o grande objetivo: oferecer uma estrutura de qualidade e acessibilidade aos que mais precisam. É muito satisfatório e representa muito para essas comunidades”, afirmou o secretário.



Neste mês, a prefeitura também assinou a ordem de início das obras das USFs Itatiaia e Granville. Assim, quatro unidades já estão com os contratos assinados, de um total de 10 unidades que o governo municipal irá qualificar até 2024. O secretário Régis ressaltou que Gravataí possui uma das maiores coberturas da Atenção Primária da Região Metropolitana de Porto Alegre.



Isso se mostra importante à medida que cerca de 80% da demanda de atendimentos concentra-se na Atenção Primária, principal porta de entrada aos serviços de saúde pelos usuários. “Com essa qualificação no atendimento, podemos fazer as ações mais perto dos bairros dessas comunidades”, apontou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.



Qualifica Atenção Primária



Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população. Assim, busca maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses, atendidas por nove UBSs e 20 USFs.



Codes



O Codes é um dos principais instrumentos de diálogo e de transparência com a sociedade que tem como finalidade assessorar o prefeito municipal na formulação de políticas e diretrizes específicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município.



O evento conta com a participação do prefeito Luiz Zaffalon, do vice-prefeito Dr. Levi e das demais secretarias de governo, além dos órgãos de administração indireta e de 45 membros da sociedade civil de Gravataí e três conselheiros. O objetivo do encontro é debater políticas públicas e alinhá-las ao bem-estar da população, promovendo soluções assertivas e que contribuam com o desenvolvimento do município.





Texto: Gabriel Muniz
Fotos: Douglas Rosa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine