Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/06/2022

A  Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou, nesta segunda-feira, 20, a Operação Inverno, projeto que busca ampliar o acesso e a capacidade de atendimento aos serviços de saúde. Entre as medidas apresentadas, estão uma série de ações que objetivam potencializar os serviços ofertados na Rede Municipal de Saúde, como o reforço clínico nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e o oferecimento de 876 consultas mensais de pronto atendimento em pediatria nas unidades básicas de saúde (UBSs).


"O trabalho que estamos fazendo vem dando resultados satisfatórios. Um programa como esse é voltado para a sociedade, para aqueles que mais necessitam desses serviços", destacou o prefeito Luiz Zaffalon. Durante sua fala, o prefeito elogiou o trabalho realizado pelos servidores da SMS e pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, responsável pela gestão do Hospital Dom João Becker (HDJB) e das duas UPAs.


De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o lançamento do programa ocorre em razão da alta procura nas portas de atendimento durante o inverno, período em que as doenças respiratórias ocorrem com mais frequência. Dessa forma, haverá reforços de 800 horas médicas por mês na Atenção Primária à Saúde (APS) e de 3 mil horas mensais de enfermagem na APS, na Atenção Especializada (AE) e na Central de Ambulâncias.


"São iniciativas que decidimos antecipar. É um reforço que vem em uma hora necessária, neste período sazonal. Otimizamos recursos humanos para fortalecer ainda mais nossa rede de saúde, reestruturando equipes e fornecendo um atendimento ainda mais qualificado aos gravataienses", salientou o secretário.


Na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários, também ocorrerá a ampliação de três para quatro unidades com equipes de Atenção Primária (eAP) noturnas, com atendimentos até as 22h. Às atuais UBSs Morada do Vale I e São Judas Tadeu e USF Barro Vermelho, soma-se a USF Parque dos Anjos. Além disso, houve o aumento de cinco para nove unidades com horário de atendimento ampliado, das 7h às 19h: as USFs Breno Garcia, Cohab C, Nova Conquista e Princesa Isabel iniciaram os atendimentos em horários estendidos neste mês.


"As unidades de saúde com horário estendido buscam facilitar o acesso à Atenção Básica, pois proporcionam maior oferta de horários para atendimento das demandas da população", salientou o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht. Na USF Breno Garcia, além da ampliação do horário de atendimento, mais uma equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) será habilitada no posto, incorporada ao atual quadro de funcionários.


Além disso, serão retomadas as campanhas de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe, aos sábados, bem como haverá a testagem rápida de covid-19 potencializada em todas as 29 unidades de saúde do município. Durante sua fala, o secretário Régis salientou que Gravataí possui uma das maiores coberturas da Atenção Primária da Região Metropolitana de Porto Alegre.


Ainda sobre a situação pediátrica, um novo alinhamento institucional do fluxo de transferências pediátricas é realizado entre as duas UPAS, o Hospital Dom João Becker e o Hospital da Criança Santo Antônio, sob gestão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, responsável pelo gerenciamento dos três locais.


"O desafio é grande, mas estamos felizes pelo resultado. A gestão atual tem se mostrado preocupada com tudo isso, e os resultados já estão sendo observados", apontou o superintendente do HDJB, Antonio Weston.


Para que a rede siga sendo fortalecida, haverá, ainda, o lançamento de um edital para concurso específico na área da saúde.


Também estiveram presentes no lançamento do programa, as coordenadoras das unidades de saúde que terão horários de atendimento ampliado; a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga; e servidores da SMS.





Texto: Gabriel Muniz
Fotos: Douglas Rosa
Revisão: Tiemi Sá

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine