Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/06/2022

Por  iniciativa do deputado Dalciso Oliveira (PSB), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo entregou a Medalha da 55ª Legislatura à empresa Pirisa Piretro Industrial Ltda., com sede no município de Taquara, como reconhecimento pelos 70 anos de relevante contribuição para a economia gaúcha e, em especial, do Vale do Paranhana. O ato solene aconteceu durante a reunião do Colegiado, realizado na manhã desta quarta-feira (15). A reunião foi conduzida pelo deputado Zé Nunes (PT), presidente do Colegiado.

A Pirisa Piretro Industrial Ltda atua no segmento de industrialização e fornecimento limpadores, desinfetantes, inseticidas e, especialmente como fornecedor de Butóxido de Piperonila para diversos setores (veterinário, agrícola, controle profissional de pragas e inseticidas domésticos). Os produtos da Piretro atingem os mercados brasileiro e inteernacional, atendendo as principais marcas do setor e mantendo relação comercial há décadas com multinacionais e empresas regionais dentro dos nossos territórios de atuação.

Conforme Dalciso, é muito significativo homenagear uma empresa fundada em 1952 que, ao longo dos anos, aprimorou suas técnicas de fabricação de matérias-primas e produtos acabados para terceirização de inseticidas, limpadores, perfumadores e desinfetantes. Destacou que existem três palavras que não vivem uma sem a outra: emprego, empregado e empregador. "O que seríamos nós, aqueles que empreendem, se não tivéssemos o saber fazer, que pode emprestar a mão de obra. Essa convergência entre elas é que faz nosso Rio Grande e nosso país se desenvolverem", salientou. Para o deputado, a indústria é a grande força motriz da economia, começando na lavoura com os insumos, passando pelo indústria de transformação, até chegar ao consumidor. "Essa cadeia tem a possibilidade de gerar milhares de empregos e renda, e com isso mantemos toda a estrutura do serviço público neste país", sustentou.

Após receber a Medalha, o diretor da Pirisa, Jorge Unterleider, contou a história da empresa desde sua fundação nos anos 50. Ele narrou a relação da indústria com cerca de 100 familias de agricultores da região que trabalham no desenvolvimento das flores de onde é extraído o óleo para fabricação do direto, principal produto industrializado. Jorge falou ainda sobre o parque fabril e a importância dos trabalhadores para o sucesso internacional da Pirisa. "Somos impacientes e focados na busca de nossos objetivos. Diariamente nos desafiamos por um detalhe que faz a diferença e pela busca de novas oportunidades. Trabalhamos para o bem-estar e a saúde de todos os envolvidos, sejam clientes, consumidores, colaboradores ou a sociedade que nos cerca", definiu.

Presente à solenidade, a prefeita de Taquara, Sirlei Bernardes da Silveira, afirmou que a empresa é um orgulho para o município. "Vocês empregam, trabalham, se preocupam com a sustentabilidade, se propondo a atender o bem comum e a comunidade", cumprimentou.

O presidente do Colegiado, deputado Zé Nunes, parabenizou a direção e colaboradores da empresa, sublinhando que a homenagem proposta pelo deputado Dalciso Oliveira passa a ser um reconhecimento e uma distinção do parlamento gaúcho. "Nossos parabéns aos 70 anos da empresa que trabalha em um segmento tão especial", elogiou. Para o deputado, o RS não pode abrir mão da atividade industrial, transformando matéria-prima, agregando valor, gerando riqueza, renda e emprego para o Estado", finalizou.



Texto: Vicente Romano
Foto: Reprodução Fotografia / ALRS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine