Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/06/2022

A  Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) e de Governança e Comunicação Social (SGCOM), promoveu, nesta quarta-feira, 8, uma capacitação relacionada à Semana do Meio Ambiente para integrantes de religiões de matriz africana.

Presente na ação, o prefeito Zaffalon em seu discurso disse que Gravataí é pioneira na criação de uma lei específica que facilita o alvará para casas de religião de matriz africana (Lei 69/2021). "Nós somos pioneiros em muitas áreas", disse o gestor municipal ao citar iniciativas feitas ainda na gestão do ex-prefeito Marco Alba e a mais recente compra dos 24 óculos com inteligência artificial para alunos com deficiência visual da rede municipal. Em sua fala, Zaffa destacou a importância do tema "Meio Ambiente" e a responsabilidade de cada um. "Essa capacitação é exatamente para isso. Para que cada um, aqui, entenda a sua parte e cuide do meio ambiente e da nossa cidade."

Em sua fala, o secretário da SGCOM, Airton Leal, que também faz parte do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí (CMPTG), reiterou a importância de um conselho forte para a valorização da religião e destacou que é com o empenho de todos que a cultura será cada vez mais incluída na sociedade. "Esse é um grande dia para nós que praticamos a fé. Precisamos sempre lembrar que quem iniciou essa luta para que a religião afro fosse respeitada em nosso município foi o pai Sadi (em memória)", relembrou.

O curso foi lecionado pelo professor de ciências da natureza e técnico em Meio Ambiente Eduardo Werpp, que abordou temas como política ambiental, conscientização, destinação correta e gerenciamento de resíduos e consequências ambientais, acompanhados por exemplos de como as religiões de matriz africana podem diminuir os impactos causados após os rituais religiosos.

"Os cultos religiosos afro-brasileiros comunicam-se com o sagrado por meio de ofertas aos orixás realizados dentro dos espaços naturais e urbanos. Contudo, a relação dos adeptos com o meio ambiente gera resíduos sólidos nesses lugares e, por isso, é preciso desenvolver métodos que diminuam o descarte de materiais poluentes na natureza", reforçou o professor.

A deputada Patrícia Alba, que compareceu ao evento, recordou que este modelo de governo, de cuidar das pessoas, vem desde a gestão do ex-prefeito Marco Alba, que foi quem abriu esse debate que culminou na lei. Durante a abertura do evento, Patrícia destacou ainda a mobilização dos integrantes para estarem na capacitação. "É lindo ver o quanto o engajamento e a disposição de aprender motivou a vinda de mais de 300 pessoas para esta capacitação”, disse.


Também estiveram presentes na capacitação, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o vereador Alisson Silva, o presidente interino do CMPTG, pai Carlinhos de Ogum, e a secretária do conselho Simone Schmaedecke.




Texto: Tiemi Sá
Fotos: Douglas Rosa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine