Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/06/2022

A  Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu, no início da tarde desta terça-feira, 7, médicos residentes colombianos. Acompanhados pela professora de Medicina da Família da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Dra. Cristina Furlan Zabka, os profissionais estiveram na sede da SMS para conhecer a rede de Atenção Primária do município.


"Gravataí tem uma das maiores coberturas de Atenção Primária da região metropolitana. É uma honra receber os profissionais colombianos, neste momento em que buscam a implantação da atenção básica no país vizinho", destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.


Durante o encontro, os médicos intercambistas puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade da saúde do município. De acordo com eles, a estrutura dos atendimentos na Colômbia é mais voltada para a Atenção Secundária e Hospitalar. "O objetivo deles, de vir ao Brasil, é fazer uma pesquisa de como estruturar a Atenção Primária da Saúde na Colômbia”, salientou a representante da Atenção Básica da SMS, Camila Cioccari.


Ao todo, Gravataí conta com 20 unidades de saúde da família (USFs) e nove unidades básicas de saúde (UBSs), estrategicamente localizadas mais próximas da população. Nas 20 USFs, ao menos, 50 equipes de Saúde da Família e 20 equipes de Saúde Bucal prestam atendimentos para as comunidades. Outras 23 equipes de Atenção Primária (eAP) e oito equipes de Saúde Bucal trabalham nas nove UBSs.


Por meio do programa Qualifica Atenção Primária, a secretaria busca aprimorar o modelo assistencial e estrutural desses serviços. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, nestes locais, que são as principais portas de entrada dos usuários para os serviços de saúde e que promovem um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS.


Por meio disso, a SMS busca, além de maior integração com a comunidade, ampliar e qualificar ainda mais o atendimento em saúde, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos. Para facilitar o atendimento, a secretaria conta com horário estendido em três unidades, com atendimentos até as 22h: USF Barro Vermelho, UBSs Morada do Vale I e São Judas Tadeu. Essa ampliação no horário de funcionamento permite que pessoas de diversos outros bairros possam acessar os serviços após o trabalho.


Além disso, o secretário explicou que outras oito unidades têm horário ampliado de atendimento, das 7h às 19h. "Com o horário estendido até as 19h, é possível realizar um número maior de atendimentos, ampliando o acesso da população para os serviços da atenção primária, como vacinação, consultas médicas, odontológicas e coleta de exames laboratoriais”, apontou.


Previne Brasil


No início deste ano, Gravataí foi destaque no ranking do Previne Brasil, programa criado pelo Ministério da Saúde, que mede a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários na área da saúde e financia ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos. O comprometimento, o engajamento e a qualificação das equipes de saúde que atendem a população gravataiense foram apontados como fatores para o bom resultado.



Texto: Gabriel Muniz
Foto: Amanda Reis
Revisão: Tiemi Sá

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine