Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/06/2022

Após  o lançamento da cartilha “O impacto do sistema prisional em seu município”, durante a Assembleia de Verão 2022, a Famurs e o governo do RS, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), irão realizar um seminário para discutir os benefícios do trabalho prisional nos municípios gaúchos e a habilitação de Unidades Básicas de Saúde Prisional. O evento será realizado no auditório Alceu Collares, no próximo dia 8 de junho, a partir das 13h30.

“Nosso objetivo é mostrar para os gestores as vantagens desse modelo de trabalho, que pode beneficiar a economia e as políticas públicas dos nossos municípios, além de ter um impacto social enorme a partir da reintegração e ressocialização de pessoas privadas de liberdade”, justificou o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.


Durante o encontro, serão abordados os benefícios da contratação de mão de obra qualificada e competitiva dos apenados, com apresentação dos cases dos serviços de manutenção municipal, em São Borja, e das reformas de Unidades Básicas de Saúde, em Pelotas. Também serão abordados aspectos sobre a habilitação de Unidades Básicas de Saúde Prisional e a redução de ocupação de vagas em serviços de saúde dos municípios, a partir da experiência de Rio Grande, reforçando as vantagens de os municípios abrigarem unidades prisionais e adotarem o trabalho prisional em diferentes atividades.

Conforme o secretário Mauro Hauschild, da SJSPS, a relação é benéfica para todos. “Além da questão social e econômica de abrigar custodiados sob a responsabilidade da sociedade que um dia voltarão ao convívio social, estatísticas apontam que os índices de reincidência no crime de pessoas privadas de liberdade são menores quando recolhidas em locais próximos aos seus familiares, o que reflete, por conseguinte, na diminuição dos índices de criminalidade naquele próprio município”, avaliou.

As inscrições para o seminário “O impacto do Sistema Prisional no seu Município” são gratuitas e estão disponíveis com a programação completa em https://bit.ly/3NJabW1.



Texto e Foto: Ellen Renner

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine