Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/06/2022

Promover  autonomia e inclusão para os alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino. Este é o objetivo da iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que, nesta quarta-feira, 1°, entregou, em uma cerimônia com audiodescrição e recursos de acessibilidade, os primeiros óculos inteligentes para alunos das escolas municipais. Com tecnologia israelense, o OrCan MyEye permite reconhecer até 200 rostos, fazer a leitura de livros, identificar rótulos de produtos, entre outras facilidades. O investimento foi superior a R$ 400 mil.


A cidade da Região Metropolitana é a primeira do Rio Grande do Sul a adquirir óculos inteligentes. “Compramos um exemplar no ano passado, testamos, aprovamos e, agora, adquirimos para todos os 24 alunos da rede com deficiência visual”, disse o prefeito Luiz Zaffalon. O prefeito lembrou ainda que, com essa ferramenta, é possível mudar a perspectiva de vida desses alunos. “Esse é o resultado da política do bem, proporcionando coisas boas à sociedade. Se, hoje, temos condições de fazer investimentos em educação, saúde e infraestrutura, é porque perseguimos um modelo de gestão que tem por princípio a eficiência, ou seja, gasta menos do que arrecada, e o ‘lucro’ reverte em benefícios para todos”, reforçou Zaffalon.


De acordo com a Smed, todos os alunos com deficiência visual da rede receberão o equipamento, que possibilita maior autonomia tanto nos estudos quanto nas atividades do dia a dia. Segundo a titular da Smed, Magda Ely, os dispositivos ficarão com os alunos por todo o tempo em que eles permanecerem na rede municipal. “É um equipamento que vem para diminuir as barreiras e facilitar a vida dos alunos”, disse.


No sétimo ano do ensino fundamental, Augusto Francisco Kovalek estava ansioso com a nova tecnologia. Ele, que já havia utilizado os óculos para treinamento, sorriu ao contar que conseguiu, pela primeira vez, ler um livro completo, do "Authentic Games”. O adolescente, que é monocular e possui baixa visão, já foi medalhista em atletismo e é o atual campeão do torneio de xadrez da cidade. Orgulhosa, a mãe Kátia Kovalek Zacher conta que o filho sempre participou de todas as atividades de sala de aula e que, agora, ele terá ainda mais autonomia para suas tarefas escolares e cotidianas.


Presente também ao evento, a servidora municipal e presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Patricia Lisboa, falou sobre a alegria de ver um projeto, que se iniciou com a ex-secretária da Educação Sônia Oliveira (falecida em agosto de 2021), tornar-se realidade na vida dos alunos da rede municipal. “Não é apenas um investimento. É a igualdade chegando às salas de aula”, falou.


Relembre a iniciativa


Foi por meio de uma parceria da Smed com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD) que a ideia tornou-se uma realidade. Em fevereiro de 2021, a servidora com deficiência visual da APPPD Patrícia Lisboa promoveu uma reunião de apresentação do equipamento e, após este encontro, a gestora da pasta na época iniciou as tratativas para a aquisição. Em agosto de 2021, a prefeitura de Gravataí adquiriu um exemplar para que fossem realizados testes. Nesta fase, foram escolhidos cinco alunos para usar o equipamento durante 15 dias.


Estiveram presentes, também, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a primeira-dama Marlene Zaffalon, a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, o assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Bruno Peixoto, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Barbosa, e a representante da empresa fornecedora Mais Autonomia Tecnologia Assistiva Ivy Levy Dav.





Texto: Carol Barcelos
Edição: Luiz Fernando Aquino
Fotos: Douglas Rosa
Revisão: Tiemi Sá

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine