Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/06/2022

Uma  visita com caráter de cortesia e ao mesmo tempo apresentação do seu trabalho marcou a audiência realizada entre a especialista do serviço diplomático de Cuba, Tânia Parra Fonseca, e o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), na terça-feira (31) na sede do legislativo estadual. Tânia está no país realizando uma série de encontros institucionais e políticos como forma de estreitar ainda mais os laços entre o país caribenho e o Brasil. Em seu primeiro roteiro pelo solo nacional desde que assumiu a função, Tânia também cumpriu agendas na capital paulista, em Santos (SP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Distrito Federal, Florianópolis e Belém do Pará (PA). Nesta última, as reuniões foram para tratar da preparação da XXVI Convenção de Solidariedade com Cuba, prevista para o ano que vem.

Na capital gaúcha, a integrante da diplomacia cubana também esteve na Câmara de Vereadores, onde se reuniu com membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Povo Cubano, que tem por objetivo incentivar ações de mútua solidariedade entre o povo do seu país e a cidade de Porto Alegre, visitou as trabalhadoras da Cooperativa de Costureira Unidas Venceremos (UNIVENS), localizada no bairro Sarandi, e lideranças comunitárias e dos povos tradicionais da Ilha da Pintada. Já na Região Metropolitana, Tânia esteve em Viamão, na escola Josué de Castro, vinculada ao assentamento Sepé Tiarajú, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

"A solidariedade ao povo cubano dialoga com a proposta da nossa gestão frente à Assembleia Legislativa de Menos Indiferença, Mais Igualdade e também com o nosso compromisso e reconhecimento ao direito de autodeterminação dos povos", afirmou o chefe do Legislativo gaúcho.

O encontro na ALRS foi acompanhado por integrantes da Associação Cultural José Martí, entre eles o presidente da entidade Ricardo Haesbaert e a ex-secretária-geral, a socióloga Marajuara Azambuja.



Texto: Marcelo Antunes
Foto: Joaquim Moura

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine