Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
31/05/2022

A  Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retomou, no início deste ano, os procedimentos para a realização de vasectomias, destinadas àqueles que não desejam mais ter filhos no futuro. A cirurgia, encaminhada pelo Centro Municipal de Saúde (CMS), é permitida apenas a homens com mais de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos.


"O governo municipal está concentrando esforços para aumentar e qualificar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, já que muitos procedimentos cirúrgicos foram suspensos nos períodos mais críticos", destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.


De acordo com o responsável técnico do CMS, enfermeiro Anderson Correa de Carvalho, a vasectomia é uma cirurgia que se baseia no corte dos canais deferentes, responsáveis pelo transporte dos espermatozoides. O procedimento necessita de anestesia local e é considerado simples. No mesmo dia, o paciente pode ir para casa com seu próprio veículo. Além disso, normalmente após um dia de afastamento o paciente já retorna ao trabalho.


"É importante ressaltar que o procedimento de vasectomia tem a finalidade de não gerar filhos, mas ele não impede as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, reforça Anderson. Ele ainda afirma que o ato cirúrgico não afeta, em nenhuma hipótese, o desempenho sexual.


Com o início da pandemia de covid-19, ainda em 2020, as cirurgias eletivas foram suspensas provisoriamente, o que impactou uma série de atendimentos especializados, entre eles os de vasectomia. Após o alto índice de vacinação atingido pelo município e a queda no número de mortes em virtude do coronavírus, os procedimentos de vasectomia foram retomados.


Pré e pós-operatório


Não é necessário nenhum cuidado especial antes da cirurgia. Não há restrições quanto à alimentação e a ingestão de líquidos. A pessoa pode, inclusive, ir dirigindo o próprio veículo para o hospital. Os pacientes também podem ter relações sexuais normalmente.


É recomendado, já no pós-operatório, que o homem não faça grandes esforços dentro de três a cinco dias. Após sete dias, pode voltar a ter relações sexuais. E, após 14 dias, realizar atividades físicas e esportes.


Também é importante ressaltar que, durante, aproximadamente, três meses e 25 ejaculações, o paciente ainda estará produzindo espermatozoides que ficaram armazenados em um depósito do organismo, com risco de gravidez. Nesse período, o casal ainda deve manter os cuidados anteriores à operação utilizando os métodos contraceptivos necessários.



Como realizar o procedimento


Anderson explica que, primeiramente, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse de realizar a vasectomia. O profissional da saúde irá fazer o cadastro no Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). Após esse primeiro momento, a Central de Marcação de Consultas (CMC) vai convocar o responsável para, no Centro Municipal de Saúde (CMS), receber uma palestra, com a enfermagem local, a fim de tirar as dúvidas e receber as primeiras orientações.


"Depois disso, o homem e sua parceira, ou apenas o homem, na situação de ser solteiro, têm 60 dias para pensar se realmente querem fazer o procedimento. Após esse período, a gente convoca, novamente, eles para a assinatura de um termo de consentimento para a realização do procedimento cirúrgico”, reforça Anderson.


Por fim, o processo volta à CMC, que marca a operação no Hospital Dom João Becker (HDJB). Este, por sua vez, realizará o procedimento e orientará o paciente sobre o pós-operatório. É importante ressaltar que, após três meses da cirurgia, o paciente deve procurar a unidade de saúde de referência, onde será solicitado o exame de espermograma. Isso ocorre para ter a certeza de que não existem espermatozoides viáveis e que o procedimento teve sucesso.




Texto: Gabriel Muniz
Foto: Divulgação

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine