Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/05/2022

No  fim da manhã desta segunda-feira (30), no Salão Júlio de Castilhos, o jornalista Alexandre Garcia recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A medalha foi entregue pelos deputados Capitão Macedo (PL), proponente da homenagem, e Airton Lima (Podemos), representando a Mesa Diretora. Além de familiares, colegas e amigos do jornalista, participaram o deputado Eric Lins (PL), o ex-governador Jair Soares.

Capitão Macedo disse que, atualmente, a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar, dois pilares básicos da democracia, estão ameaçadas justamente por aqueles que deveriam proteger e primar por ambos: a suprema corte e parte da imprensa tradicional. "O Brasil atravessa, infelizmente, tempos estranhos", afirmou, questionando o que estão ensinando nos cursos de Jornalismo e de Direito. Sobre o homenageado, destacou que a Casa não está só homenageando um dos melhores jornalistas do país ou a sua contribuição ao Jornalismo gaúcho, nacional e internacional. "Homenageamos hoje também um ideal que busca pela grande maioria do povo brasileiro que está fora da bolha criada para tentar subverter nosso próprio povo", declarou, referindo-se à bolha do politicamente correto, entre outras. "Esperamos que o senhor continue lutando pela liberdade de expressão e opinião, pela liberdade de imprensa, pela narrativa fiel aos fatos", finalizou, prestando continência ao homenageado.

Alexandre Garcia agradeceu a Capitão Macedo pela concessão da medalha, mas, principalmente, pela conduta de vida do parlamentar como político. "Nos meus 46 anos de Brasília, eu tenho visto mais maus exemplos do que bons, pessoas que usam do mandato para crescer na vida, para se servir", complementou. O homenageado também fez referência a Jair Soares, que representa a boa política do Rio Grande do Sul. Agradeceu ainda aos amigos e parentes presentes na solenidade. "Adoro as ideias diferentes, o contraponto, que é essencial para a gente descobrir a luz", informou. "Tem que falar com os contrários, e discutir com os contrários, e receber informação dos contrários para acertar os caminhos", acrescentou. Lamentou a ausência de Joseph Zukauskas, vítima da Covid-19, que foi seu primeiro chefe na sucursal do Jornal do Brasil em Porto Alegre, lembrando a cobertura da explosão de um depósito de artifícios na Avenida Sertório, em seu primeiro dia de estágio, em 2 de maio de 1971. Ainda teceu críticas ao Judiciário brasileiro e comentou o discurso de Capitão Macedo. "Democracia é a vontade da maioria, é seguir a lei e a ordem. Cada cidadão é um guardião da lei e da Constituição", defendeu.

Airton Lima declarou ser admirador do jornalista desde os tempos em que Garcia atuava na TV Globo. "Você é um cara que transmite para o povo brasileiro a verdade que muitos talvez gostariam de falar", enfatizou. O parlamentar lembrou que a Medalha do Mérito Farroupilha precisa ser aprovada pela Mesa Diretora e destina-se a pessoas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento do RS. "É com grande honra que, em nome dos 55 deputados, estamos homenageando este gaúcho, jornalista, comentarista e apresentador, reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho e contribuição nessa atividade essencial para a informação, conhecimento e formação de opiniões de brasileiros", reforçou.

Currículo do homenageado*
Natural de Cachoeira do Sul, Alexandre Eggers Garcia formou-se em Jornalismo na PUC/RS, com primeiro lugar no vestibular e em todo o curso. Foi professor na PUC/RS e no Uniceub, em Brasília.

Escreve para 38 jornais e fala diariamente me 300 emissoras de rádio. É comentarista na Jovem Pan TV e no Canal Rural. Tem 3,5 milhões de seguidores no Twitter; 1,8 milhão no Instagram e quase 2,4 milhões no seu canal diário no YouTube.

Em Porto Alegre, cobriu Economia pelo Jornal do Brasil e recebeu seu primeiro prêmio jornalístico com reportagens sobre o escoamento da soja, entregue pelo governador Euclides Trinches.

Foi para Brasília em 1976 pelo Jornal do Brasil, depois de ter atuado na Argentina como correspondente. Foi repórter e diretor na Revista Manchete, TV Manchete e TV Globo. Foi subsecretário de Imprensa da Presidência da República. Escreveu dois livros e faz palestras semanalmente.

Cobriu três guerras (Angola, Líbano e Malvinas) e recebeu da Rainha Elizabeth II a Ordem do Império Britânico. Fez coberturas nos EUA, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Chile, China, Japão, Itália, França, Espanha, Alemanha, África do Sul, Namíbia, Angola, Marrocos e Israel. Foi correspondente especial na Argentina e no Uruguai.

Agraciado com 28 condecorações nacionais, Alexandre Garcia recebeu também o Prêmio Volvo de Segurança de Trânsito e foi escolhido, pelo voto secreto dos estudantes de Brasília, como personalidade do ano de 1996. No ano seguinte, o Poder Legislativo brasiliense outorgou-lhe o título de Cidadão de Brasília.

*Com informações do Cerimonial da ALRS




Texto: Letícia Rodrigues
Foto: Celso Bender

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine