Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/04/2022

Antes  mesmo de assumir o cargo de secretário de Turismo do Estado, no início deste mês, já defendia que o turismo no Rio Grande do Sul precisava criar não apenas uma, mas várias novas agendas. Agora, à frente da pasta, está será uma das minhas principais bandeiras.

Para tal efeito, quero construir um calendário com os municípios de cada região, com a intenção de integrá-los em uma só agenda. A Serra é um excelente exemplo de organização neste sentido, com as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Essas três cidades têm e muito bem o primordial para um destino turístico consagrado: estrutura técnica e infraestrutura turística.

A estrutura técnica é fundamental, sendo oferecida pelos próprios municípios e pelo Estado, atualmente por meio do programa Avançar, anunciado no início do ano pelo então governador Eduardo Leite e pelo atual governador Ranolfo Vieira Júnior com ações de infraestrutura, revitalização, melhoria de equipamentos turísticos e de sinalização.

A infraestrutura turística, essa predominante privada, é o que alavanca o turismo em diversas regiões e cidades. Como imaginar um destino sem todas as possibilidades de atividades privadas que o compõem? Desde as atividades de rapel ou tirolesa para os aventureiros, até as atividades para os fãs de gastronomia, entre diversos outros perfis de público.

Além disso, é necessário pensar em toda estrutura de acolhimento que é oferecida pela iniciativa privada, como os hostels, hotéis, pousadas, restaurantes etc. Nesse sentido, o papel do Estado é dar todo o auxílio de estrutura para os municípios que necessitam e promover o diálogo com a iniciativa privada. Para que esta invista em infraestrutura turística nos municípios gaúchos, oferecendo as mais variadas opções de lazer.

O RS oferece diversas feiras e participa de tantas outras em diferentes Estados e países. Vamos vender novas agendas nestes espaços e arregaçar as mangas para alavancar o turismo gaúcho.

Secretário de Turismo
POR RAPHAEL AYUB

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine