Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/04/2022

POR    RANOLFO VIEIRA JÚNIOR
Ao longo dos 39 meses em que atuei simultaneamente como vice-governador e secretário de Segurança Pública, acompanhei cada tijolo posto na grande obra de fazer nosso Estado retomar o caminho do progresso e do desenvolvimento econômico e social. Andei por todo o canteiro dessa obra — e muito aprendi com o governador Eduardo Leite, capitão deste barco que seguia seu rumo.

Como seu imediato, assumi a missão de pegar o timão para os nove meses restantes. O tempo de uma gestação, prazo no qual a natureza produz sua principal criação. E, para nós, período de permanente continuidade, porque estaremos sempre olhando para muito além do dia 31 de dezembro.

Viramos o jogo do pessimismo e da crise. Do legado da busca de equilíbrio que recebemos, evoluímos e reintroduzimos nosso Estado na mesa da competitividade. Graças às corajosas reformas realizadas, o Rio Grande hoje honra seus compromissos. Olha para fora, cria parcerias, inova, investe e parte para a solução de problemas nunca antes enfrentados.

Resistimos à demagogia, às soluções fáceis e à irresponsabilidade na gestão. Superar a crise fiscal é nosso desafio contínuo — e passaporte para a prosperidade econômica, competitividade e desenvolvimento. E os resultados que colhemos mostram a assertividade desta virada que demos.

Nosso ICMS é um dos mais baixos do país. Com recursos próprios, parcerias e concessões, melhoramos a qualidade logística. Retomamos o pagamento em dia dos servidores. Findamos passivos com prefeituras e convênios. Tivemos reduções em diversos índices de criminalidade. Com o Avançar, estamos fazendo investimentos históricos na saúde, educação, agricultura, pavimentação, inovação e muitas outras áreas. E superamos as dores da pandemia.

Em nove meses, chegaremos ao final deste mandato. No entanto, daqui até lá, estaremos olhando para o futuro, como fizemos desde o primeiro dia. Mudou o governador, mas não o governo. As pessoas passam, mas o Estado fica. E o Rio Grande do Sul que entregaremos aos gaúchos ao final deste ano será aquele do qual ninguém mais poderá duvidar de sua capacidade. Estamos em bom rumo — e vamos ainda mais longe.

Governador do Estado


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine