Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/02/2022

Acreditar   em uma democracia plena, significa muitas vezes buscar uma conversa com os cidadãos, na qual o povo fala e o estado realmente escuta. Assim, as políticas públicas funcionam como uma aglutinação de interesses diversos, buscando objetivos comuns, sendo utilizadas pelo estado para melhoria da vida das pessoas. Logo, a troca de informações pode ser utilizada para que o ente público planeje e realize mudanças nas políticas públicas em benefício do povo.

Sem dúvida, o indivíduo é atingido pelas ações da gestão pública e por esse motivo deve ter uma participação ativa na gestão, afinal, a palavra democracia significa governo do povo e quem melhor que o cidadão para saber onde deve acontecer a melhoria?

Sabemos que a cidadania, é um dos cinco fundamentos da República Federativa do Brasil, determinado no artigo 1º da Constituição federal de 1988, ele compreende os direitos e deveres do indivíduo, estes que vão muito além do exercício do voto e da possibilidade de ser votado. Por isso, é importante que a sociedade civil consiga exercer sua cidadania, fazendo-se presente no poder público, o que ajuda e fortalece o controle social e as políticas públicas.

Da mesma forma, a participação social é um processo dinâmico e mostra a capacidade e o direito que os indivíduos têm de interferir na condução vida pública, ou seja, esta participação cidadã estando ativa na sociedade se transforma numa ampliação de possibilidades de acesso dos setores populares de gestão contribuindo para garantir uma execução eficiente dos três poderes.

A palavra democracia remete a obra política de Aristóteles, onde o autor define a palavra como “poder centralizado na mão de um grupo de indivíduos”. Presumo que o grupo de indivíduos que têm esse poder, deve ter uma ponte com os cidadãos, escutar, observar e agir em prol do melhor para determinada comunidade. Não basta apenas pensar em si, pois, mantendo um contato com todos que damos acesso a uma democracia para todos.

Afinal, para um desenvolvimento pleno da sociedade os objetivos de estado e comunidade devem estar alinhados, como uma via de mão dupla onde acontece uma conversa sincera entre ambas as partes-indivíduos exercendo a cidadania e o estado. Para ter uma ação conjunta para construir um futuro próspero.

Por fim, acredito ser necessário haver um conector entre o estado e o indivíduo que exerce a cidadania, alguém que consiga trazer as necessidades do povo para a mesa e resolvê-las, com uma transparência e efetividade real. A comunidade pode e deve eleger alguém que atende suas demandas e expectativas e essa pessoa deve e tem o poder de ouvir e se empenhar em resolver os problemas que acontecem na mesma.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine