Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/01/2022

Só  existe uma maneira de compreender a realidade de um município: vivendo o seu dia a dia. E para isso é preciso ouvir o que moradores e representantes dos 497 municípios gaúchos têm a dizer. Desse ideal — e dessa necessidade de debate descentralizado — nasceu o programa Pavimenta, que contemplou 100% dos 406 municípios que solicitaram convênio para obras de infraestrutura e logística.

Durante o ano de 2021, 406 municípios se inscreveram na iniciativa do governo do Estado. A elevada adesão demonstra o acerto do governador Eduardo Leite em apostar em um programa que inova na decisão sobre a alocação de recursos. São os municípios, a partir de suas dores e esperanças, que apontam as ações prioritárias.

Ao todo, entre recursos do Estado e contrapartidas, essa etapa soma investimento de R$ 573 milhões. Vale lembrar que, para as contrapartidas, caso os municípios precisem de apoio, há R$ 110 milhões disponíveis para financiamentos, garantidos pelo BRDE e Badesul.

Essa etapa do projeto do governo estadual tem o objetivo de contemplar propostas para acelerar o crescimento econômico e melhorar a qualidade da prestação de serviços à população, proporcionando obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem, microdrenagem, sinalização e também acessibilidade.

O sucesso de ações como essa, que buscam encurtar o caminho entre governo e população, numa nova forma de acolher os municípios, está alicerçada na parceria permanente com os prefeitos. É nas cidades que a vida acontece. Assim, o Estado fica mais próximo das pessoas e tem condições de conhecer as prioridades na fonte.

Manter o diálogo aberto com as cidades também é um fator que dá legitimidade a um governo. Essa comunicação transparente será o diferencial na hora de criar possibilidades para o Estado avançar – com responsabilidade e atento às necessidades e particularidades de cada região. É com esse espírito de integração e trabalho conjunto que queremos seguir. Com empatia, solidariedade e cada vez mais perto de quem vive o Rio Grande.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine