Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/01/2022

Está  em fase final a construção do novo Ecoponto Modelo de Canoas. Localizado na Rua Paulo Fonteles, no Bairro Niterói, a estrutura de 900 m² vai receber, de forma gratuita, resíduos de pequenos geradores que não são recolhidos na coleta domiciliar regular de lixo seco e orgânico. O local entra em operação em fevereiro.

De acordo com o responsável pela Unidade de Gestão de Resíduos da Construção Civil, Demolição e Volumosos, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Maurício Tiefensee, a expectativa é que o novo Ecoponto receba mensalmente cerca de 900 m³ de resíduos (equivalente a 900.000 litros) que, muitas vezes, são descartados irregularmente pela cidade, causando uma série de problemas.

Qualquer pessoa pode depositar o material nos ecopontos, sem custo e sem necessidade de cadastro prévio. Basta informar o nome e o contato na portaria. O limite de resíduos é de 2 m³ por dia por pessoa (aproximadamente uma caçamba de caminhonete). A nova unidade vai substituir a que vem sendo atualmente utilizada junto à Central de Resíduos Jorge Lanner, na Av. Ary Dias Ferreira, também no Niterói.

O município conta ainda com outros quatro ecopontos, em diferentes pontos, todos com área e estrutura adequadas para receber diferentes tipos de resíduos sólidos. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 8h às 12h e das 13h às 18h. O do Jorge Lanner tem horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 16h, mas será desativado quando o Ecoponto Modelo entrar em operação. Este seguirá os horários dos demais. Em 2021, os locais receberam um total de 113.514 metros cúbicos de resíduos.

Maurício explica ainda que o material depositado nos ecopontos são levados para Central de Triagem e Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, Demolição e Volumosos, localizada no antigo aterro de inertes Jorge Lanner. Lá eles são triados, beneficiados ou encaminhados para destinação final ambientalmente correta.

Texto: Escritório de Comunicação - PMC
Foto: Guilherme Pereira

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine