Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/01/2022

Com  objetivo de apresentar aos gestores municipais o programa que irá oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participou de um encontro com os presidentes das regionais e prefeitos gaúchos na Famurs, de forma híbrida, nesta terça-feira (25/1). Na oportunidade, o ministro detalhou como funcionará o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, que terá Medida Provisória assinada na próxima sexta-feira (28/1).

O programa irá ofertar experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação. Serão priorizados os jovens entre 18 e 29 anos e os trabalhadores acima dos 50 anos que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos. Conforme o Ministério, o objetivo é aumentar a empregabilidade e transferir a renda através da boa qualificação.

O programa deverá funcionar por meio de convênio com os municípios, sem vínculo trabalhista e duração de 18 meses em atividades de interesse dos municípios. Em contrapartida, os selecionados deverão realizar curso de qualificação profissional.

Para o presidente da Famurs e prefeito de São Boja, Eduardo Bonotto, essa é uma demanda latente, tanto para jovens que almejam o primeiro emprego como para os cidadãos que buscam a reinserção no mercado de trabalho”, enfatizou Bonotto.

Conforme o ministro Onyx, atualmente são contabilizados mais de 7.8 milhões de jovens que não estudam ou trabalham. “A ideia é tirar da informalidade esses jovens e os trabalhadores mais experientes que estão desempregados. Estamos abrindo portas e dando condições para novas oportunidades, para que eles possam contribuir com o seu município, além de se qualificarem e garantirem uma realidade diferente para as suas famílias”, ressaltou.

Presente na mesa, o prefeito de Porto Alegre e presidente da Granpal, Sebastião Melo, destacou que a maior obra de um país é inaugurar pessoas e a forma de fazer isso é a qualificação profissional. Também colocou a prefeitura à disposição para ser parceira na construção do projeto.

O encontro foi apresentado pelo coordenador-geral da entidade, Salmo Dias de Oliveira, que salientou a importância das administrações municipais buscarem políticas públicas que resultam positivamente na vida dos cidadãos gaúchos. Participaram presencialmente, o prefeito de Coronel Barros e presidente da Amuplam, Edision Osvaldo Arnt; o prefeito de Boa Vista do Buricá e presidente da Amufron, João Rudinei Sehnem; a prefeita de Muitos Capões e vice-presidente da Famurs, Rita de Cassia Campos Pereira; o vice-prefeito de Encruzilhada do Sul e representante da Amvarp, Emanuel Guterres Nobre e Denise Lorenzoni.

Texto: Ellen Renner
Foto: Guilherme Pedrotti

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine