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21/01/2022

O  presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (20), com a diretora-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Heloisa Kuser, para tratar da implementação de um posto para confecção de documentos de identificação na cidade. Também participaram do encontro a vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Rolim Bastos, e o presidente da subseção de Gravataí, Marhsal Guilherme Brandini.

A demanda surgiu na última quarta-feira (19), durante a visita de representantes da subseção ao presidente Lamachia que, em menos de 48h após o pleito, solicitou ao vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr., uma reunião no IGP.

Lamachia afirmou que a OAB do Rio Grande do Sul está focada em solucionar o problema, pois trata-se de uma verdadeira ação cidadã da OAB de Gravataí. “Assim que recebemos o pedido da subseção de Gravataí para que o IGP reinstalasse um posto de identificação na cidade, nós prontamente nos debruçamos na tarefa de encontrar uma saída. Vamos buscar alternativas junto a subseção, ao próprio IGP, e a outras entidades da sociedade civil porque acreditamos que, com diálogo e foco, podemos, rapidamente, atender essa demanda”, explicou ele.

Lamachia aproveitou a oportunidade para saber mais sobre a atuação do IGP e entender melhor os processos investigativos do órgão. Ele parabenizou Heloisa e a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon, que também estava presente na reunião, pelo trabalho realizado e pela forma imediata, objetiva e cordial que receberam a demanda. “A aproximação com o trabalho do Instituto é muito importante para a advocacia”, concluiu.

O presidente da subseção relatou que os cidadãos de Gravataí estão desde 2017 sem a prestação do serviço na cidade, tendo como alternativa, recorrer a outros municípios, o que acarreta até mesmo em exclusão, de muitas pessoas, do direito de ter seus documentos. “Gravataí é a 4ª economia do estado e uma das cidades que mais cresce, com um comércio forte e uma indústria consolidada. Tendo isso em mente, nós acreditamos que é essencial para nossa população ter esse serviço de forma mais acessível, principalmente se pensarmos em cidadãos de baixa renda e que moram em bairros mais afastados do centro têm muita dificuldade para se deslocarem até outras cidades. Um documento de identificação é um princípio básico da cidadania, e a cidadania é uma bandeira que a advocacia defende”, pontuou Marhsal.

Também participaram da reunião a vice-presidente da subseção de Gravataí, Fabiane Martins de Oliveira; o ex-presidente da subseção, Deivti Dimitrios Porto dos Santos; e o secretário-geral, Thiago Romano.

Texto e foto: Ascom OAB/RS

 
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